A cerimónia de entrega dos galardões, realizada em Guimarães, contou com a presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro, que elogiou o papel das PME como motores essenciais da economia nacional. O universo das empresas distinguidas revela a força do tecido empresarial português, com um volume de exportações que ascende a 2,8 mil milhões de euros. A maioria das PME Excelência 2024 são empresas de pequena dimensão, representando 72,3% do total (2.839 empresas), enquanto 21,2% são de média dimensão e 6,4% são microempresas. Setorialmente, o comércio e a indústria são os mais representativos, com 961 e 841 empresas distinguidas, respetivamente.
Seguem-se o turismo (787 empresas), os serviços (549) e a construção e imobiliário (543).
O presidente do IAPMEI, José Pulido Valente, destacou que estas empresas refletem "a melhor gestão, a resiliência e o comprometimento do tecido empresarial português".
O presidente da Câmara de Guimarães, Ricardo Araújo, sublinhou a importância de criar "emprego melhor e mais qualificado", algo para o qual a "força das nossas empresas" é fundamental. A distinção PME Excelência visa reconhecer empresas com perfis de desempenho superiores, conferindo-lhes notoriedade e condições otimizadas de financiamento.













