O capital será utilizado para escalar a sua presença internacional, com foco particular na América do Norte, e para reforçar a equipa.
A ronda foi coliderada pela Indico Capital Partners e pela Explorer Investments.
A Spotlite, fundada por Ricardo Cabral e Martino Correia, já opera com clientes em mercados na Europa, Estados Unidos e América do Sul, incluindo Portugal, Colômbia e Brasil. Ricardo Cabral, CEO da empresa, afirmou que “com o novo investimento, vamos acelerar a nossa presença comercial nestas regiões e expandir para novos mercados estratégicos, incluindo a América do Norte”.
O plano de expansão será executado de forma faseada ao longo dos próximos 12 a 18 meses. A empresa, que atualmente conta com cerca de 20 pessoas, planeia contratar mais de 15 profissionais nos próximos trimestres, com foco em engenharia de produto, IA, vendas e ‘customer success’. A plataforma da Spotlite combina imagens de satélite e IA para monitorizar infraestruturas críticas em setores como transportes e energia, gerando alertas automáticos sobre potenciais ameaças como deslizamentos de terra, incêndios ou deformações estruturais, permitindo reduzir custos de manutenção e realizar intervenções preventivas. Stephan de Moraes, da Indico Capital, destacou que a tecnologia da Spotlite “é uma revolução para o setor de infraestruturas”.










