Segundo o mais recente barómetro do Portal da Queixa, esta mudança estrutural indica uma maior maturidade do consumidor português, que já não aceita a "desculpa logística" para justificar problemas.
A análise, realizada pela Consumers Trust Labs, revela também um crescimento alarmante das queixas relacionadas com fraude e práticas enganosas, que atingiram o maior peso de sempre, representando 18,07% do total.
Este fenómeno confirma a evolução da fraude digital de "ameaça emergente" para um "problema sistémico" no comércio eletrónico.
Apesar da mudança nos motivos, o setor da logística continua a ser o mais visado (12,79% das queixas), seguido pela informática e tecnologia (11,46%).
A Worten lidera o ranking das marcas mais reclamadas, com 5,46% do total, seguida pelos CTT Expresso.
O perfil do reclamante é maioritariamente jovem (53,7% entre 25 e 44 anos) e urbano, concentrado em Lisboa e no Porto.
Para Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa, "a era da ‘desculpa logística’ acabou", sendo agora a qualidade, a transparência e a segurança digital os eixos centrais para a competitividade das marcas.













