A inflação subjacente, que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos, também recuou ligeiramente para 2,0%. A análise por componentes revela que a variação dos preços dos produtos energéticos foi negativa em 0,8%, enquanto os produtos alimentares não transformados registaram um aumento de 6,0%, continuando a pressionar o orçamento das famílias. A variação mensal do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi de -0,3%, e a média dos últimos doze meses manteve-se em 2,4%. O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), utilizado para comparações europeias, situou-se em 2,1%, um valor inferior à média da área do Euro. Este abrandamento da inflação é um indicador crucial para a política económica e monetária, sinalizando uma estabilização dos preços após um período de volatilidade. A confirmação deste valor pelo INE é também determinante para o cálculo da atualização das pensões, que combina a inflação com o crescimento do PIB, resultando num aumento de 2,8% para a maioria dos pensionistas em 2026.
Inflação em Portugal Abranda para 2,2% em Novembro
A taxa de inflação homóloga em Portugal abrandou para 2,2% em novembro, confirmando a estimativa rápida divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e representando uma descida de 0,1 pontos percentuais face ao mês anterior. Este valor consolida uma tendência de desaceleração e tem implicações diretas na atualização das pensões para o próximo ano.



Artigos
11
A E-Redes tem trabalhos programados de manutenção na rede de distribuição para este domingo, dia 28 de dezembro, e por isso há várias localidades que vão ficar temporariamente sem eletricidade. Confira a lista.

Tanto o gasóleo como a gasolina vão ficar mais caros a partir de amanhã. Segundo as previsões divulgadas na sexta-feira pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), o gasóleo deverá encarecer meio cêntimo e a gasolina deverá subir um cêntimo.

O mercado automóvel conheceu um período particularmente agitado em 2025, numa tentativa de se adaptar às necessidades dos clientes e às regulamentações de Bruxelas. Recorde o melhor e o pior do ano.

O Porto de Sines esteve representado no “Foro Económico del Suroeste Ibérico”, que decorreu no Centro de Exposições e Congressos de Badajoz, com a participação de Pedro do Ó Ramos, presidente do Conselho de Administração da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA. O encontro reuniu líderes institucionais, presidentes de câmara, […]





