O governante acrescentou que, só em 2025, “nasceram 60 novas empresas nas indústrias de Defesa” em Portugal, fruto do “clima de confiança para os investidores” que o executivo está a criar.
Governo e Embraer assinam acordo para fábrica de aeronaves em Beja
O Governo português e a construtora aeronáutica brasileira Embraer assinaram uma carta de intenção para a instalação de uma fábrica de aeronaves Super Tucano em Beja. A iniciativa, anunciada pelo ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, é vista como um motor de desenvolvimento para o Alentejo, capaz de criar postos de trabalho qualificados e atrair outras empresas da indústria militar. O acordo foi formalizado durante a cerimónia de entrega das primeiras cinco de um total de doze aeronaves A-29N Super Tucano à Força Aérea Portuguesa. Nuno Melo sublinhou a estratégia do executivo de não se limitar a adquirir equipamento, mas de participar ativamente na produção. “Não adquirimos apenas, adquirimos e queremos participar e hoje assinamos esta carta de intenção que tem em vista a criação de uma fábrica de produção de aeronaves Super Tucano em Beja”, declarou o ministro. O presidente da Câmara de Beja, Nuno Palma Ferro, reagiu com “muito agrado”, esperando que a fábrica sirva de “empresa âncora” para a fixação de outras indústrias na região. O ministro da Defesa destacou ainda que, com este passo, “Portugal é a porta de entrada para a Europa e para a NATO destes investimentos”. As aeronaves produzidas em Portugal serão adaptadas aos requisitos da NATO, ONU e UE, permitindo a sua aquisição por outros países membros e gerando retorno para o Estado português.



Artigos
18
A E-Redes tem trabalhos programados de manutenção na rede de distribuição para este domingo, dia 28 de dezembro, e por isso há várias localidades que vão ficar temporariamente sem eletricidade. Confira a lista.

Tanto o gasóleo como a gasolina vão ficar mais caros a partir de amanhã. Segundo as previsões divulgadas na sexta-feira pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), o gasóleo deverá encarecer meio cêntimo e a gasolina deverá subir um cêntimo.

O mercado automóvel conheceu um período particularmente agitado em 2025, numa tentativa de se adaptar às necessidades dos clientes e às regulamentações de Bruxelas. Recorde o melhor e o pior do ano.

O Porto de Sines esteve representado no “Foro Económico del Suroeste Ibérico”, que decorreu no Centro de Exposições e Congressos de Badajoz, com a participação de Pedro do Ó Ramos, presidente do Conselho de Administração da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA. O encontro reuniu líderes institucionais, presidentes de câmara, […]





