Autoeuropa prevê paragem de 70 dias em 2026 para reestruturação e novos modelos
A fábrica da Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, prepara-se para uma paragem de produção de cerca de 70 dias em 2026, um período extraordinário que se soma às interrupções habituais para manutenção. Esta suspensão prolongada destina-se a adaptar as linhas de montagem para a produção de novos modelos, incluindo a nova geração do T-Roc híbrido e um futuro veículo totalmente elétrico, previsto para 2027, antecipado pelo 'concept' ID.Every1. A reestruturação implica um investimento global de cerca de 300 milhões de euros, dos quais 30 milhões serão financiados por apoios comunitários no âmbito do plano de descarbonização da fábrica. Uma das principais intervenções será a construção de uma nova unidade de pintura, que substituirá o uso de gás natural por energia elétrica nos fornos de secagem, alinhando-se com a estratégia 'Zero Impact Factory' do Grupo Volkswagen, que visa uma redução de 85% das emissões de CO2. Face a estas paragens, a administração e a Comissão de Trabalhadores acordaram o recurso ao regime de 'lay-off', com a empresa a comprometer-se a garantir a totalidade do salário dos trabalhadores. A solução prevê que a Segurança Social suporte 46,6% da retribuição, a Autoeuropa assegure 28,4% do salário e do subsídio de turno, e os restantes 25% sejam compensados através de 'down days' pagos pela empresa. A Comissão de Trabalhadores sublinhou que "não há qualquer justificação para reduzir turnos, equipas ou trabalhadores", defendendo que todos são essenciais nesta fase de investimento. A produção deverá sofrer uma quebra de 10%, o que corresponde a 25 mil a 30 mil unidades.



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