O valor da transação surpreendeu os analistas, que apontam para um múltiplo de 7,5 vezes o EBITDA estimado para 2025, um prémio significativo face às avaliações praticadas em negócios semelhantes na Europa. O presidente executivo da Semapa, Ricardo Pires, afirmou que "esta operação representa um movimento estratégico para o grupo, permitindo fortalecer a nossa capacidade de investimento, dentro da estratégia delineada de diversificação do 'portefólio'". Com esta alienação, a Semapa, que detém a Navigator, concentra-se ainda mais no setor da pasta e papel, ganhando uma liquidez de cerca de mil milhões de euros que poderá ser usada para novos investimentos ou para remunerar acionistas. Do lado da compradora, o CEO da Molins, Marcos Cela, destacou a oportunidade de expansão da oferta de soluções de baixo carbono e a integração dos 2.900 trabalhadores da Secil, empresa fundada em 1930 e com uma forte presença internacional, nomeadamente no Brasil.
Semapa vende cimenteira Secil à espanhola Molins por 1,4 mil milhões de euros
O grupo Semapa, da família Queiroz Pereira, celebrou um acordo vinculativo para a venda da totalidade do capital da cimenteira Secil à congénere espanhola Molins, numa operação que avalia a empresa em 1,4 mil milhões de euros. O negócio, considerado um dos mais relevantes do ano no setor industrial português, deverá ser concluído no primeiro trimestre de 2026 e resultará numa mais-valia estimada de 400 milhões de euros para a Semapa nesse ano. A reação do mercado foi imediata, com as ações da Semapa a dispararem mais de 20%, atingindo o valor mais elevado desde 2018 e adicionando cerca de 300 milhões de euros à sua capitalização bolsista.



Artigos
19
A E-Redes tem trabalhos programados de manutenção na rede de distribuição para este domingo, dia 28 de dezembro, e por isso há várias localidades que vão ficar temporariamente sem eletricidade. Confira a lista.

Tanto o gasóleo como a gasolina vão ficar mais caros a partir de amanhã. Segundo as previsões divulgadas na sexta-feira pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), o gasóleo deverá encarecer meio cêntimo e a gasolina deverá subir um cêntimo.

O mercado automóvel conheceu um período particularmente agitado em 2025, numa tentativa de se adaptar às necessidades dos clientes e às regulamentações de Bruxelas. Recorde o melhor e o pior do ano.

O Porto de Sines esteve representado no “Foro Económico del Suroeste Ibérico”, que decorreu no Centro de Exposições e Congressos de Badajoz, com a participação de Pedro do Ó Ramos, presidente do Conselho de Administração da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA. O encontro reuniu líderes institucionais, presidentes de câmara, […]





