O Presidente francês, Emmanuel Macron, também exigiu alterações ao texto, nomeadamente a inclusão de "cláusulas-espelho" que garantam que os produtos importados cumprem as mesmas normas ambientais e produtivas exigidas aos agricultores europeus. O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, manifestou-se convicto de que o acordo será assinado em breve, afirmando que a "insistência muito significativa" de Portugal contribuiu para uma "pré-decisão" nesse sentido. Do outro lado do Atlântico, o Brasil, que detém a presidência do Mercosul, advertiu que, se o acordo não for concluído em breve, o bloco dará prioridade a negociações com outros parceiros comerciais.
Assinatura do acordo UE-Mercosul adiada para janeiro de 2026 no meio de protestos de agricultores
A assinatura do acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, prevista para este fim de semana, foi adiada para janeiro de 2026, após a Itália e a França terem manifestado reservas de última hora. A decisão surge num momento de forte contestação por parte dos agricultores europeus, que esta semana mobilizaram mais de 10.000 manifestantes e centenas de tratores para um protesto em Bruxelas. Os agricultores, incluindo delegações portuguesas da CAP, CONFAGRI e AJAP, protestam contra a proposta de corte de 20% no orçamento da Política Agrícola Comum (PAC) para 2028-2034 e temem a concorrência desleal que poderá resultar do acordo com o bloco sul-americano. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, informou os líderes europeus do adiamento, após um pedido da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, para ter mais tempo para tranquilizar os produtores do seu país.



Artigos
30
A E-Redes tem trabalhos programados de manutenção na rede de distribuição para este domingo, dia 28 de dezembro, e por isso há várias localidades que vão ficar temporariamente sem eletricidade. Confira a lista.

Tanto o gasóleo como a gasolina vão ficar mais caros a partir de amanhã. Segundo as previsões divulgadas na sexta-feira pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), o gasóleo deverá encarecer meio cêntimo e a gasolina deverá subir um cêntimo.

O mercado automóvel conheceu um período particularmente agitado em 2025, numa tentativa de se adaptar às necessidades dos clientes e às regulamentações de Bruxelas. Recorde o melhor e o pior do ano.

O Porto de Sines esteve representado no “Foro Económico del Suroeste Ibérico”, que decorreu no Centro de Exposições e Congressos de Badajoz, com a participação de Pedro do Ó Ramos, presidente do Conselho de Administração da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA. O encontro reuniu líderes institucionais, presidentes de câmara, […]





