Além da atualização das tabelas salariais para todas as categorias profissionais, a revisão contempla ajustamentos em outras matérias do Contrato Coletivo de Trabalho (CCT), de modo a acompanhar a crescente complexidade das funções no setor. As associações patronais e o sindicato requereram a publicação da revisão e a emissão de uma Portaria de Extensão para alargar os seus efeitos a todos os trabalhadores e empregadores do setor, reforçando a atratividade e a competitividade da hotelaria e da restauração em Portugal.
Hotelaria e restauração acordam aumento salarial médio superior a 5% para 2026
As associações patronais da hotelaria e restauração, AHP e AHRESP, assinaram com o Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços (SITESE) a revisão dos contratos coletivos de trabalho para 2026, que prevê um aumento salarial médio superior a 5%. Este entendimento abrange um dos setores mais importantes para a economia nacional, num momento marcado pela escassez de mão de obra e pelo aumento dos custos operacionais. O acordo, com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2026, representa uma “valorização salarial transversal, superior aos 4,6% definidos em sede de Concertação Social para o próximo ano, sendo por isso um compromisso determinante para o reforço do salário médio”, conforme comunicado da AHRESP. A AHP considera que o acordo “constitui um sinal claro de estabilidade laboral, responsabilidade social e maturidade negocial”, destacando que o processo negocial foi “exigente” mas “equilibrado”.



Artigos
9
A E-Redes tem trabalhos programados de manutenção na rede de distribuição para este domingo, dia 28 de dezembro, e por isso há várias localidades que vão ficar temporariamente sem eletricidade. Confira a lista.

Tanto o gasóleo como a gasolina vão ficar mais caros a partir de amanhã. Segundo as previsões divulgadas na sexta-feira pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), o gasóleo deverá encarecer meio cêntimo e a gasolina deverá subir um cêntimo.

O mercado automóvel conheceu um período particularmente agitado em 2025, numa tentativa de se adaptar às necessidades dos clientes e às regulamentações de Bruxelas. Recorde o melhor e o pior do ano.

O Porto de Sines esteve representado no “Foro Económico del Suroeste Ibérico”, que decorreu no Centro de Exposições e Congressos de Badajoz, com a participação de Pedro do Ó Ramos, presidente do Conselho de Administração da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA. O encontro reuniu líderes institucionais, presidentes de câmara, […]





