A reestruturação insere-se numa estratégia mais ampla que prevê um investimento de 32 mil milhões de euros até 2028, focado em redes, automatização e inteligência artificial, e a concentração da sua operação em quatro mercados estratégicos: Espanha, Brasil, Alemanha e Reino Unido.
Telefónica acorda com sindicatos saída de 5.500 trabalhadores em Espanha
A Telefónica, gigante espanhola das telecomunicações, chegou a acordo com os sindicatos para um plano de saídas voluntárias que abrangerá cerca de 5.500 trabalhadores. Este processo de regulação de emprego terá um custo estimado de 2,5 mil milhões de euros antes de impostos, mas a empresa prevê que a medida resulte numa poupança média anual de 600 milhões de euros a partir de 2028. O corte de pessoal, que deverá estar concluído no primeiro trimestre de 2026, afeta mais de um quarto do quadro de pessoal da empresa em Espanha. A operadora justifica a medida com a necessidade de se adaptar a um novo plano estratégico para o período 2026-2030, que visa tornar o grupo “mais digital, flexível e preparado para os desafios futuros num contexto altamente competitivo e de profunda transformação”. O acordo alcançado com os sindicatos prevê que as saídas sejam voluntárias e inclui um regime de pré-reforma antecipada. Além disso, as centrais sindicais indicaram que entre 10% a 15% das saídas serão compensadas com novas contratações, assegurando alguma renovação do quadro de pessoal.



Artigos
7
A E-Redes tem trabalhos programados de manutenção na rede de distribuição para este domingo, dia 28 de dezembro, e por isso há várias localidades que vão ficar temporariamente sem eletricidade. Confira a lista.

Tanto o gasóleo como a gasolina vão ficar mais caros a partir de amanhã. Segundo as previsões divulgadas na sexta-feira pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), o gasóleo deverá encarecer meio cêntimo e a gasolina deverá subir um cêntimo.

O mercado automóvel conheceu um período particularmente agitado em 2025, numa tentativa de se adaptar às necessidades dos clientes e às regulamentações de Bruxelas. Recorde o melhor e o pior do ano.

O Porto de Sines esteve representado no “Foro Económico del Suroeste Ibérico”, que decorreu no Centro de Exposições e Congressos de Badajoz, com a participação de Pedro do Ó Ramos, presidente do Conselho de Administração da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA. O encontro reuniu líderes institucionais, presidentes de câmara, […]





