A Ryanair reagiu de imediato, classificando a decisão como “juridicamente infundada” e anunciando que irá recorrer. A companhia aérea nega deter uma posição dominante, afirmando que a sua quota de mercado em Itália é de pouco mais de 30%, e acusa a AGCM de “manipular a definição” de mercado para poder sustentar a sua acusação. Michael O’Leary, CEO da Ryanair, declarou que a decisão da autoridade italiana “procura ignorar – e anular – a decisão precedente de janeiro de 2024 do Tribunal de Milão, que declarou que o modelo de distribuição direta da Ryanair ‘indubitavelmente beneficia os consumidores’”. O conflito entre a Ryanair e as agências de viagens online (OTA) tem vindo a intensificar-se, com a companhia a acusá-las de serem “piratas” e a promover acordos de parceria com condições restritivas.
Ryanair multada em 255,8 milhões de euros em Itália por abuso de posição dominante
A autoridade da concorrência italiana (AGCM) aplicou uma multa de 255,8 milhões de euros à Ryanair, acusando a companhia aérea de abuso de posição dominante por dificultar a venda de voos por parte de agências de viagens. Segundo o regulador, a transportadora irlandesa implementou uma “estratégia abusiva” que incluiu a introdução de procedimentos de reconhecimento facial para bilhetes comprados através de intermediários, o bloqueio de métodos de pagamento e o cancelamento de contas de agências online. A AGCM considera que estas práticas prejudicaram a concorrência e limitaram a oferta de serviços turísticos aos consumidores.



Artigos
13
A E-Redes tem trabalhos programados de manutenção na rede de distribuição para este domingo, dia 28 de dezembro, e por isso há várias localidades que vão ficar temporariamente sem eletricidade. Confira a lista.

Tanto o gasóleo como a gasolina vão ficar mais caros a partir de amanhã. Segundo as previsões divulgadas na sexta-feira pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), o gasóleo deverá encarecer meio cêntimo e a gasolina deverá subir um cêntimo.

O mercado automóvel conheceu um período particularmente agitado em 2025, numa tentativa de se adaptar às necessidades dos clientes e às regulamentações de Bruxelas. Recorde o melhor e o pior do ano.

O Porto de Sines esteve representado no “Foro Económico del Suroeste Ibérico”, que decorreu no Centro de Exposições e Congressos de Badajoz, com a participação de Pedro do Ó Ramos, presidente do Conselho de Administração da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA. O encontro reuniu líderes institucionais, presidentes de câmara, […]





