A funcionalidade apresenta resumos gerados por inteligência artificial diretamente no topo da página de resultados, com o objetivo de fornecer respostas rápidas e completas às questões dos utilizadores. No entanto, ao fazê-lo, está a eliminar a necessidade de os utilizadores clicarem nos links tradicionais para obterem a informação que procuram. Um estudo do Pew Research Center revelou que, quando um resumo de IA está presente, a probabilidade de um utilizador clicar num link de um website desce de 15% para apenas 8%. Outros estudos corroboram esta tendência, contradizendo as alegações da Google de que a funcionalidade continua a enviar tráfego valioso para os editores. A situação é agravada pelo facto de muitos utilizadores terminarem a sua pesquisa após lerem o resumo, o que ameaça o ecossistema da web aberta, baseado na troca de valor entre a criação de conteúdo e a visibilidade proporcionada pelos motores de busca. Este fenómeno, por vezes designado de “pesquisa de zero cliques”, pode levar a uma crise no modelo de negócio de muitos sites, que poderão ver as suas receitas publicitárias e o seu alcance diminuírem drasticamente.
