A funcionalidade apresenta resumos gerados por inteligência artificial diretamente no topo da página de resultados, com o objetivo de fornecer respostas rápidas e completas às questões dos utilizadores. No entanto, ao fazê-lo, está a eliminar a necessidade de os utilizadores clicarem nos links tradicionais para obterem a informação que procuram. Um estudo do Pew Research Center revelou que, quando um resumo de IA está presente, a probabilidade de um utilizador clicar num link de um website desce de 15% para apenas 8%. Outros estudos corroboram esta tendência, contradizendo as alegações da Google de que a funcionalidade continua a enviar tráfego valioso para os editores. A situação é agravada pelo facto de muitos utilizadores terminarem a sua pesquisa após lerem o resumo, o que ameaça o ecossistema da web aberta, baseado na troca de valor entre a criação de conteúdo e a visibilidade proporcionada pelos motores de busca. Este fenómeno, por vezes designado de “pesquisa de zero cliques”, pode levar a uma crise no modelo de negócio de muitos sites, que poderão ver as suas receitas publicitárias e o seu alcance diminuírem drasticamente.
Resumos de IA da Google reduzem drasticamente o tráfego para websites
A implementação da funcionalidade "Vista geral de IA" (AI Overviews) no motor de busca da Google está a provocar uma redução drástica no número de cliques direcionados para websites externos, com estudos a apontarem para quebras de tráfego que podem atingir quase 50%. Esta mudança fundamental na apresentação dos resultados de pesquisa está a gerar uma enorme preocupação entre criadores de conteúdo, publicações e empresas que dependem do tráfego orgânico para o seu modelo de negócio.



Artigos
3Ciência e Tecnologia
Ver mais
O material inovador, apresentado por quatro estudantes da instituição, promete reduzir até 80% das emissões associadas ao betão tradicional. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: FCT vence competição internacional com betão auto-reparador feito a partir de resíduos mineiros

A Denza, marca chinesa “premium” na “órbita” da BYD, adiou a entrada na Europa, programa que anunciou em junho e reconfirmou em setembro, no IAA de Munique, na Alemanha. De acordo com as informações disponíveis, a companhia criada por BYD e Daimler (at... The post Denza na Europa só em 2026 first appeared on AutoSport.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, anunciou hoje na inauguração da Web Summit que vai lançar o 17.º unicórnio (empresa avaliada em mais mil milhões de dólares) de Lisboa na quinta-feira.

A Toyota tem geração nova da Hilux, que é a nona desde a apresentação da “pick-up” original, em 1968. E as novidades são muitas! Na gama, além do 2.8 a gasóleo com sistema híbrido de 48 V, versão 100% elétrica alimentada por bateria que tem 59,2 kWh de capacidade, o que permite reivindicar até 240 km de autonomia (este número é provisório, uma vez que ainda não existe homologação WLTP). A Toyota não anunciou a potência de versão que dispõe de dois motores elétricos, um por eixo, fórmula que...






