A funcionalidade apresenta resumos gerados por inteligência artificial diretamente no topo da página de resultados, com o objetivo de fornecer respostas rápidas e completas às questões dos utilizadores. No entanto, ao fazê-lo, está a eliminar a necessidade de os utilizadores clicarem nos links tradicionais para obterem a informação que procuram. Um estudo do Pew Research Center revelou que, quando um resumo de IA está presente, a probabilidade de um utilizador clicar num link de um website desce de 15% para apenas 8%. Outros estudos corroboram esta tendência, contradizendo as alegações da Google de que a funcionalidade continua a enviar tráfego valioso para os editores. A situação é agravada pelo facto de muitos utilizadores terminarem a sua pesquisa após lerem o resumo, o que ameaça o ecossistema da web aberta, baseado na troca de valor entre a criação de conteúdo e a visibilidade proporcionada pelos motores de busca. Este fenómeno, por vezes designado de “pesquisa de zero cliques”, pode levar a uma crise no modelo de negócio de muitos sites, que poderão ver as suas receitas publicitárias e o seu alcance diminuírem drasticamente.
Resumos de IA da Google reduzem drasticamente o tráfego para websites
A implementação da funcionalidade "Vista geral de IA" (AI Overviews) no motor de busca da Google está a provocar uma redução drástica no número de cliques direcionados para websites externos, com estudos a apontarem para quebras de tráfego que podem atingir quase 50%. Esta mudança fundamental na apresentação dos resultados de pesquisa está a gerar uma enorme preocupação entre criadores de conteúdo, publicações e empresas que dependem do tráfego orgânico para o seu modelo de negócio.



Artigos
3
Se utiliza o sistema operativo da Microsoft diariamente, é muito provável que já tenha notado um novo comportamento na interface gráfica. Ao tentar arrastar um ficheiro do Explorador de Ficheiros ou do Ambiente de Trabalho, surge automaticamente uma pequena barra na zona superior central do ecrã. Esta funcionalidade, denominada "Drag Tray", foi desenhada para facilitar a partilha de conteúdos, mas nem todos os utilizadores são fãs desta adição visual.Felizmente, para quem prefere uma experiência ...

Britânico que segue muito de perto os texugos-europeus veio a Portugal contar como a alteração das condições ecológicas afecta este animal que as pessoas gostam ou toleram.

A divisão automóvel da Xiaomi continua a surpreender(-nos), mesmo se a gigante chinesa da eletrónica de consumo mantém a firmeza na decisão de competir fora do mercado doméstico só depois de 2027. A marca apresentou o primeiro elétrico (SU7) em março d... The post Xiaomi prepara primeiro híbrido first appeared on AutoSport.

A divisão automóvel da Xiaomi continua a surpreender(-nos), mesmo se a gigante chinesa da eletrónica de consumo mantém a firmeza na decisão de competir fora do mercado doméstico só depois de 2027. A marca apresentou o primeiro elétrico (SU7) em março de 2024, introduziu o segundo (YU7) em maio de 2025 e, há muito pouco tempo, comemorou a produção de 500.000 carros – conseguiu-o em pouco mais de ano e meio e, em novembro, também cumpriu o objetivo-2025 de entregar 350.000. No entanto, a Xiaomi...


