Li Qiang destacou que "os riscos e os desafios associados à inteligência artificial têm atraído uma ampla atenção", defendendo a necessidade de um "consenso urgente" entre as nações para equilibrar o desenvolvimento e a segurança da IA. Sem nomear países específicos, a medida é vista como uma resposta direta às restrições impostas pelos EUA à exportação de semicondutores avançados para a China, componentes cruciais para o treino de modelos de IA. O governo chinês manifestou também preocupações com a segurança nacional, alertando que entidades estrangeiras poderiam usar conteúdos manipulados por IA para "instigar agitação" e que serviços de inteligência estrangeiros poderiam explorar sistemas de IA para "atividades de subversão, infiltração e sabotagem". A China já impõe regulamentos rigorosos aos serviços de IA, exigindo que as plataformas respeitem os "valores socialistas fundamentais" e proíbam conteúdos que ameacem a segurança nacional. Apesar do rápido crescimento de 'chatbots' desenvolvidos por gigantes como Alibaba e Tencent, a eficácia destas tecnologias num ambiente de forte censura estatal permanece uma questão em aberto.
China Lança Iniciativa de Cooperação Internacional em IA para Evitar Monopólios
O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, anunciou a criação de uma organização dedicada à cooperação internacional em inteligência artificial (IA), com o objetivo de garantir que a tecnologia não se torne um monopólio de poucas nações ou empresas. A iniciativa foi revelada durante a Conferência Mundial sobre Inteligência Artificial, em Xangai, num contexto de crescente rivalidade tecnológica com os Estados Unidos.



Artigos
4Ciência e Tecnologia
Ver mais
O material inovador, apresentado por quatro estudantes da instituição, promete reduzir até 80% das emissões associadas ao betão tradicional. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: FCT vence competição internacional com betão auto-reparador feito a partir de resíduos mineiros

A Denza, marca chinesa “premium” na “órbita” da BYD, adiou a entrada na Europa, programa que anunciou em junho e reconfirmou em setembro, no IAA de Munique, na Alemanha. De acordo com as informações disponíveis, a companhia criada por BYD e Daimler (at... The post Denza na Europa só em 2026 first appeared on AutoSport.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, anunciou hoje na inauguração da Web Summit que vai lançar o 17.º unicórnio (empresa avaliada em mais mil milhões de dólares) de Lisboa na quinta-feira.

A Toyota tem geração nova da Hilux, que é a nona desde a apresentação da “pick-up” original, em 1968. E as novidades são muitas! Na gama, além do 2.8 a gasóleo com sistema híbrido de 48 V, versão 100% elétrica alimentada por bateria que tem 59,2 kWh de capacidade, o que permite reivindicar até 240 km de autonomia (este número é provisório, uma vez que ainda não existe homologação WLTP). A Toyota não anunciou a potência de versão que dispõe de dois motores elétricos, um por eixo, fórmula que...






