Para contornar as regras da Lei dos Serviços Digitais (DSA) da UE, a Meta passou a apresentar aos utilizadores europeus duas opções: pagar uma mensalidade de 7,99 euros para uma experiência sem anúncios, ou consentir explicitamente no uso dos seus dados para publicidade direcionada. Esta abordagem tem sido escrutinada pela Comissão Europeia e arrisca novas multas. A empresa também anunciou que deixará de exibir anúncios políticos na UE a partir de outubro. A estratégia da Meta no campo da Inteligência Artificial também está sob fogo. O CEO da DeepMind da Google, Demis Hassabis, afirmou que a Meta está "atrasada e precisa fazer alguma coisa" para recuperar o tempo perdido na corrida da IA, sugerindo que as suas contratações agressivas são uma tentativa de compensar a sua posição. A situação complica-se com um processo judicial movido pelas produtoras de filmes para adultos Strike 3 Holdings e Counterlife Media, que acusam a Meta de ter descarregado ilegalmente pelo menos 2.396 dos seus filmes via BitTorrent para treinar os seus modelos de IA, exigindo indemnizações que podem ultrapassar os 350 milhões de dólares.
