O encerramento do laboratório da Amazon Web Services (AWS) em Xangai foi justificado como sendo "devido ao ajuste estratégico entre a China e os Estados Unidos", segundo um cientista do laboratório citado pela AFP. Esta medida segue uma tendência de outras empresas tecnológicas americanas, como a Microsoft e a IBM, que também reduziram as suas divisões de investigação na China, num contexto de maior controlo estatal e intensificação da concorrência tecnológica. Em paralelo, a Amazon anunciou a aquisição da Rabbit Inc., uma startup de Los Angeles que ganhou notoriedade com o lançamento do Rabbit R1, um dispositivo portátil com IA generativa que opera por voz e que vendeu mais de 100 mil unidades em pré-venda. A compra posiciona a Amazon na vanguarda da corrida pelos assistentes inteligentes portáteis, um mercado emergente onde compete com empresas como a Humane. A tecnologia da Rabbit, baseada num Large Action Model (LAM) próprio, poderá ser integrada no ecossistema Alexa, revitalizando o assistente da Amazon com capacidades mais avançadas e independentes de aplicações móveis.
Amazon Encerra Laboratório de IA na China e Adquire Startup de Dispositivos IA
A Amazon está a reajustar a sua estratégia global de Inteligência Artificial, encerrando o seu laboratório de investigação em Xangai e, simultaneamente, adquirindo a startup norte-americana Rabbit Inc., criadora do dispositivo portátil Rabbit R1. Estas decisões refletem a crescente rivalidade tecnológica entre os EUA e a China e a aposta da Amazon em novos interfaces de hardware para IA.



Artigos
5Ciência e Tecnologia
Ver mais
Garantia deixada por Gonçalo Matias, Ministro da Reforma do Estado. Ainda, Ministra do Trabalho considera inoportuno anúncio de greve geral da UGT.

O material inovador, apresentado por quatro estudantes da instituição, promete reduzir até 80% das emissões associadas ao betão tradicional. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: FCT vence competição internacional com betão auto-reparador feito a partir de resíduos mineiros

A Denza, marca chinesa “premium” na “órbita” da BYD, adiou a entrada na Europa, programa que anunciou em junho e reconfirmou em setembro, no IAA de Munique, na Alemanha. De acordo com as informações disponíveis, a companhia criada por BYD e Daimler (at... The post Denza na Europa só em 2026 first appeared on AutoSport.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, anunciou hoje na inauguração da Web Summit que vai lançar o 17.º unicórnio (empresa avaliada em mais mil milhões de dólares) de Lisboa na quinta-feira.






