Este duplo reconhecimento internacional valida a estratégia de sustentabilidade da empresa, que assenta em critérios ESG (Ambiental, Social e de Governança). O ranking da revista TIME, "Empresas Mais Sustentáveis do Mundo 2025", elaborado em parceria com a Statista, analisou mais de 5.000 empresas globais, das quais selecionou 500, incluindo seis portuguesas. Por sua vez, a lista "Líderes Climáticos da Europa 2025", do Financial Times, avaliou 600 empresas europeias, destacando dez portuguesas com maior redução de emissões e forte compromisso climático. Luísa Jervell, Diretora de Sustentabilidade da NOS, afirmou: "Estamos muito orgulhosos por este reconhecimento global. A sustentabilidade é um compromisso transversal na NOS, que garante que o futuro das comunicações é tão responsável quanto inovador". A estratégia da empresa baseia-se em quatro pilares: "Em nome do Planeta", "Por uma Sociedade mais Ligada", "Mais pelas nossas Pessoas" e "Conduta Responsável". Entre as iniciativas concretas destacam-se a otimização da rede móvel com recurso a inteligência artificial para reduzir o consumo energético, o recondicionamento de 53% das boxes e routers instalados em 2024 para diminuir o desperdício, a criação de "Salas Digitais" para inclusão tecnológica de comunidades vulneráveis e um programa de diversidade e inclusão que promove o recrutamento de pessoas neurodiversas e com deficiência.

NOS entre as empresas mais sustentáveis do mundo