menulogo
Notícias Agora
user
Ciência e Tecnologia August 3, 2025

Gigantes tecnológicos aderem ao código de boas práticas de IA da UE, mas Meta fica de fora

Vinte e cinco empresas tecnológicas, incluindo nomes proeminentes como Google, Amazon, IBM, Microsoft e OpenAI, aderiram voluntariamente ao código de boas práticas para a utilização de Inteligência Artificial (IA) promovido pela Comissão Europeia. A iniciativa funciona como um compromisso intermédio para alinhar as práticas das empresas com o AI Act, a nova e abrangente legislação europeia para o setor, cujas regras para modelos de IA generativa entraram em vigor a 2 de agosto.

News ImageNews ImageNews Image

Apesar da adesão significativa, o cenário ficou marcado por ausências notáveis.

A Meta, que já tinha anunciado a sua intenção, confirmou que não iria assinar o código, e empresas chinesas como a Alibaba, Baidu e DeepSeek também não constam da lista de signatários.

Outro ponto de destaque foi a adesão parcial de Elon Musk, cuja empresa xAI decidiu assinar apenas o capítulo relativo à segurança, abstendo-se dos compromissos sobre direitos de autor e transparência.

As empresas que não aderiram ao código voluntário terão de demonstrar, por meios alternativos, que estão em conformidade com a legislação.

A medida surge num contexto de pressão dos Estados Unidos sobre a UE relativamente à sua recente vaga de legislação tecnológica. A reação ao código não foi unânime, com quarenta organizações europeias de artistas e detentores de direitos de autor a manifestarem a sua “insatisfação”, considerando-o “uma oportunidade perdida de proporcionar uma proteção significativa dos direitos de propriedade intelectual”.

ai briefingEm resumo
Um grupo de 25 empresas tecnológicas, incluindo Google e Microsoft, aderiu ao código de conduta de IA da UE. No entanto, a ausência da Meta e a adesão parcial da xAI de Elon Musk, juntamente com as críticas de detentores de direitos de autor, mostram as divisões na abordagem à regulação da tecnologia.

Artigos

5
Close