A confirmação foi dada pelo CEO da empresa, Andy Jassy, durante a apresentação dos resultados financeiros do segundo trimestre, indicando uma nova via de monetização para a sua tecnologia de Inteligência Artificial generativa. A empresa superou as expectativas de Wall Street ao apresentar receitas de 167,7 mil milhões de dólares, mas as suas ações recuaram devido a uma previsão de lucros mais fraca para o terceiro trimestre.
Neste contexto, a monetização da Alexa surge como uma nova aposta estratégica.
Jassy revelou que a publicidade será integrada de forma a que a assistente possa sugerir produtos ou serviços relevantes com base nas interações do utilizador, transformando-a numa “sofisticada montra de anúncios”. A empresa acredita que a sua convicção de que “a IA vai mudar toda a experiência do cliente está a começar a concretizar-se”. O crescimento da sua divisão de cloud, a AWS, com um aumento de 18% nas receitas, ficou aquém do registado por concorrentes como a Microsoft Azure (39%) e a Google Cloud (32%), o que poderá justificar a procura por novas fontes de receita como a publicidade na Alexa.