Apple Reage à Corrida da IA com Nova Equipa e Abertura a Aquisições
A Apple está a intensificar os seus esforços na corrida da inteligência artificial, criando uma nova equipa interna para desenvolver um rival do ChatGPT e explorando a aquisição de outras empresas, enquanto gere o seu pipeline de hardware, que inclui o aguardado iPhone 17 e um adiado iPad dobrável. Consciente do seu atraso relativo no campo da IA generativa, a empresa de Cupertino formou uma nova equipa designada "Answers, Knowledge, and Information" (AKI) com o objetivo de criar um "motor de respostas" próprio, de modo a diminuir a dependência de modelos de terceiros como o ChatGPT, atualmente integrado na Siri. O CEO, Tim Cook, sublinhou a necessidade de "vencer na Inteligência Artificial" e afirmou que a empresa está "aberta a fusões e aquisições que acelerem os nossos planos". No que diz respeito ao hardware, os rumores indicam que o iPhone 17 Air será o telemóvel mais fino da marca, mas com uma bateria de capacidade reduzida, a rondar os 2.900mAh.
Em contrapartida, o lançamento de um dispositivo híbrido dobrável MacBook-iPad terá sido adiado para 2027 ou mais tarde, enquanto o primeiro iPhone dobrável continua previsto para 2026.
A empresa continua também o desenvolvimento dos seus sistemas operativos, tendo já lançado a quinta versão beta do iOS 26 e restantes plataformas para programadores.
Em resumoA Apple está a reorientar estrategicamente os seus recursos para construir os seus próprios modelos de IA fundamentais, de forma a reduzir dependências externas e competir diretamente no espaço da IA generativa, enquanto gere cuidadosamente o seu roteiro de hardware futuro.
Artigos
5