A promessa de Musk intensifica a rivalidade entre as duas gigantes da IA, com o empresário a afirmar que o seu novo modelo será “devastadoramente bom”.
A resposta de Musk foi direta e competitiva, utilizando a sua plataforma X (antigo Twitter) para posicionar a sua tecnologia como superior.
Numa publicação, afirmou que o modelo atual, “Grok 4 Heavy (G4H) era mais inteligente há duas semanas do que o GPT-5 é agora, e que o G4H já é muito melhor”.
Este anúncio reflete a crescente corrida no setor da IA, onde empresas como a OpenAI, apoiada pela Microsoft, e a xAI de Musk competem pela supremacia tecnológica. Musk, um dos cofundadores da OpenAI em 2015, tornou-se um crítico da empresa após a sua saída, acusando-a de seguir direções perigosas para a humanidade.
Agora, com o Grok, procura oferecer uma alternativa que, segundo ele, será não só mais avançada, mas também alinhada com uma visão diferente para o futuro da inteligência artificial.
A promessa de um lançamento iminente do Grok 5 coloca pressão sobre o mercado e aumenta as expectativas sobre as capacidades que o novo modelo trará, num cenário onde a inovação em IA avança a um ritmo exponencial.