Apesar destes percalços, a Google continua a expandir a integração da IA em todo o seu ecossistema.

A plataforma Google Finance está a ser remodelada para incluir um chatbot alimentado por IA, concebido para responder a questões financeiras e fornecer análises aprofundadas.

No setor da educação, a empresa anunciou um investimento de mil milhões de dólares para apoiar a formação em IA, oferecendo acesso gratuito ao Gemini Pro a estudantes e educadores. A Google também defende a implementação da IA no seu motor de busca, afirmando que, apesar das preocupações de que os resumos gerados por IA reduzam o tráfego para os websites, os dados mostram que o número de “cliques de qualidade” aumentou. A empresa argumenta que os seus modelos foram treinados para “compreender profundamente a web e saber quando e como ligar aos sites mais relevantes”, otimizando a experiência do utilizador.

Esta dupla realidade — de um lado, uma IA com “esgotamento mental” e, do outro, uma aposta estratégica na sua expansão — ilustra os desafios e as ambições da Google na corrida pela supremacia tecnológica.