A oferta surge num momento em que a Google enfrenta pressões regulatórias que podem forçar a venda do seu popular browser. A proposta da Perplexity, uma empresa avaliada em cerca de 18 mil milhões de dólares, foi enviada diretamente ao CEO da Google, Sundar Pichai, e surge num contexto de escrutínio anticoncorrencial por parte das autoridades norte-americanas, que consideram que a Google detém um monopólio ilegal no mercado de pesquisas.
Uma decisão judicial que pode obrigar à venda do Chrome é esperada para breve.
Analistas de mercado avaliam o Chrome entre 20 e 50 mil milhões de dólares, o que coloca a proposta da Perplexity num intervalo "plausível, mas difícil de concretizar pela falta de capacidade financeira da startup", segundo uma análise da XTB. A Perplexity afirmou ter o apoio financeiro de "múltiplos fundos" para concretizar o negócio.
A Alphabet, empresa-mãe da Google, não demonstrou intenção de vender o navegador, que é um ativo fundamental para o seu ecossistema de produtos, fornecendo dados valiosos que alimentam os seus algoritmos. A proposta da Perplexity inclui o compromisso de manter o código de fonte aberto do Chromium e de investir 3 mil milhões de dólares no desenvolvimento do Chrome ao longo de dois anos. Contudo, muitos analistas veem a oferta como uma manobra de marketing para ganhar notoriedade e promover o próprio navegador da Perplexity, o Comet.
Esta não é a primeira oferta audaciosa da startup, que já tinha tentado adquirir o TikTok no início do ano.