A controvérsia começou quando Musk questionou por que razão o seu chatbot, Grok, não aparecia em destaque na App Store, apesar da sua popularidade. Posteriormente, afirmou que a Apple se comporta de uma forma que torna "impossível a qualquer empresa de Inteligência Artificial além da OpenAI alcançar o primeiro lugar na App Store, o que é uma violação inequívoca das regras da concorrência", e anunciou que a "xAI tomará medidas legais imediatas". Em resposta, um porta-voz da Apple garantiu que a loja de aplicações "foi concebida para ser justa e isenta de preconceitos". A disputa intensificou-se quando Sam Altman respondeu a Musk, acusando-o de manipular o algoritmo da rede social X para beneficiar as suas próprias empresas. A troca de acusações tornou-se ainda mais notável quando o próprio chatbot de Musk, o Grok, foi chamado à discussão e, com base em "provas verificadas", deu razão a Altman, mencionando o "historial de direcionar mudanças para impulsionar as suas publicações" do seu criador. Este confronto ocorre num momento de competição acirrada, com a OpenAI a lançar o GPT-5 e a xAI a disponibilizar gratuitamente o Grok 4 em resposta.
Elon Musk acusa Apple de favorecer OpenAI e ameaça com processo judicial
Elon Musk, fundador da startup de inteligência artificial xAI, acusou publicamente a Apple de práticas anticoncorrenciais na sua App Store, alegando que a empresa manipula os rankings para favorecer o ChatGPT da OpenAI. O conflito escalou com ameaças de ações legais e uma troca de acusações com Sam Altman, CEO da OpenAI, evidenciando a crescente rivalidade no setor da IA.



Artigos
6Ciência e Tecnologia
Ver mais
Hoje em dia já não é muito comum falar de pens USB, mas elas ainda existem, e de facto, estão cada vez mais pequenas. Dito tudo isto, esta nova aposta da SanDisk leva o conceito ao extremo. Ou seja, a marca lançou uma versão da Ultra Fit com conetor USB-C, tão compacta que praticamente desaparece […]

A ação judicial anunciada em abril pela associação Último Recurso vai dar entrada nos tribunais nos próximos dois meses. A incorporação de um parecer do Tribunal Internacional de Justiça na argumentação pretende garantir o sucesso da causa. A presidente desta ONG de litigância climática está na COP30 na Amazónia a fazer campanha pela reforma das Conferências do Clima das Nações Unidas.

Um novo projeto foca-se na proteína em pó Solein, que é produzida num processo que usa apenas micróbios, ar e eletricidade, sem precisar de solo fértil, luz ou água. Um dos desafios mais persistentes para o sucesso de missões de longa duração à Lua, Marte e mais além continua a ser o fornecimento de alimentos. O transporte de mantimentos da Terra funciona para os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), mas é insustentável para viagens no espaço profundo. Para resolver este problema, a Agência Espacial Europeia (ESA) apresentou o Projeto HOBI-WAN (“Bactérias Oxidantes de Hidrogénio em Ausência de

Durante os 12 dias da COP30, o Pavilhão de Portugal acolherá sete eventos diários sobre clima, oceanos, água e energia, e poderá também servir de apoio para as delegações lusófonas.






