A parceria visa transformar a experiência do cliente e otimizar as operações internas, consolidando a IA como uma vantagem competitiva central.

Ricardo Martín Manjón, responsável global de Dados e IA do banco, afirmou que "a vantagem não está em simplesmente 'usar inteligência artificial', mas em integrá-la ao ADN da empresa". O acordo assenta em três pilares: a integração da IA em todas as áreas de negócio, desde a gestão de produtos ao risco de crédito; a consolidação da sua presença nas plataformas globais do grupo; e a construção de um ecossistema de parceiros que, para além da OpenAI, inclui a Microsoft e a Amazon. O Santander já colhe frutos da sua aposta em IA, com iniciativas que geraram mais de 200 milhões de euros em economias em 2024.

A empresa planeia acelerar a implementação de ferramentas como o ChatGPT Enterprise, que já foi testado por 15 mil funcionários e cuja utilização se pretende estender a 30 mil colaboradores até ao final do ano. Atualmente, mais de 6 mil developers do banco utilizam ferramentas de IA, registando aumentos de produtividade entre 20% e 30% em certas tarefas.

Para garantir uma utilização segura e eficaz, o banco implementará formação obrigatória em IA para todos os novos funcionários até 2026.