
Ford investe em nova plataforma para lançar veículos elétricos acessíveis a partir de 2027
A Ford anunciou um investimento de cinco mil milhões de dólares numa nova estratégia para a produção de veículos elétricos (VE) mais acessíveis, centrada numa nova plataforma modular e num sistema de produção inovador. O primeiro veículo resultante desta iniciativa será uma pick-up elétrica de tamanho médio, com lançamento previsto para 2027 e um preço alvo de cerca de 30 mil dólares (aproximadamente 25.800 euros). A nova "Ford Universal EV Platform" foi concebida para ser simples, eficiente e flexível, permitindo uma redução de 20% no número de componentes e, consequentemente, um custo mais baixo para o consumidor. A acompanhar a plataforma, a empresa desenvolveu o "Ford Universal EV Production System", um novo conceito de linha de montagem que visa acelerar o tempo de fabrico em até 40%. Este sistema utiliza uma estrutura em 'árvore', com sub-linhas de montagem paralelas que convergem para uma linha principal, melhorando a eficiência e a ergonomia para os trabalhadores. A futura pick-up será produzida na fábrica de Louisville, nos EUA, e, segundo a Ford, terá mais espaço para passageiros do que um Toyota RAV4 e uma aceleração comparável à de um Ford Mustang EcoBoost. As baterias serão de fosfato de ferro-lítio (LFP), produzidas numa nova fábrica da Ford no Michigan. Esta ofensiva no mercado de VE visa competir diretamente com outras marcas que apostam em modelos de baixo custo, revolucionando a produção de forma semelhante ao que a Ford fez com o Model T no século XX.



Artigos
4



Ciência e Tecnologia
Ver mais
Jaguar Land Rover não retoma produção antes de outubro após ciberataque
Afetada por um ataque informático no fim de agosto, a Jaguar Land Rover vai continuar com a produção suspensa, pelo menos, até dia 1 de outubro - tendo já informado as partes interessadas.

O Rio Chicago já foi o esgoto da cidade. Agora mostra recuperação com reprodução de 24 espécies de peixes
Um novo estudo científico revela que pelo menos 24 espécies de peixes estão atualmente a reproduzir-se no rio Chicago, marcando uma recuperação impressionante de um curso de água outrora considerado gravemente poluído.

Os próximos Magnum poderão ter sabor… a Inteligência Artificial
A The Magnum Ice Cream Company (TMICC), a maior produtora de gelados do mundo, anunciou uma parceria estratégica com a NotCo, empresa pioneira na aplicação de inteligência artificial ao desenvolvimento de produtos de consumo. O objetivo? Acelerar a inovação no setor dos gelados e sobremesas geladas, criando novos formatos e perfis nutricionais, alinhados com as […] The post Os próximos Magnum poderão ter sabor… a Inteligência Artificial appeared first on Forbes Portugal.

Portugal quer ter uma. Mas o que faz uma gigafábrica de IA?
Portugal entregou uma das 76 propostas de candidatura às cinco gigafábricas de inteligência artificial (IA) que a Comissão Europeia pretende implementar na Europa, num investimento que poderá totalizar os quatro mil milhões de euros. Mas o que é uma gigafábrica de IA? Resumidamente, trata-se de uma infraestrutura de computação de grande escala destinada a desenvolver, […]