Ford investe em nova plataforma para lançar veículos elétricos acessíveis a partir de 2027
A Ford anunciou um investimento de cinco mil milhões de dólares numa nova estratégia para a produção de veículos elétricos (VE) mais acessíveis, centrada numa nova plataforma modular e num sistema de produção inovador. O primeiro veículo resultante desta iniciativa será uma pick-up elétrica de tamanho médio, com lançamento previsto para 2027 e um preço alvo de cerca de 30 mil dólares (aproximadamente 25.800 euros). A nova "Ford Universal EV Platform" foi concebida para ser simples, eficiente e flexível, permitindo uma redução de 20% no número de componentes e, consequentemente, um custo mais baixo para o consumidor. A acompanhar a plataforma, a empresa desenvolveu o "Ford Universal EV Production System", um novo conceito de linha de montagem que visa acelerar o tempo de fabrico em até 40%. Este sistema utiliza uma estrutura em 'árvore', com sub-linhas de montagem paralelas que convergem para uma linha principal, melhorando a eficiência e a ergonomia para os trabalhadores. A futura pick-up será produzida na fábrica de Louisville, nos EUA, e, segundo a Ford, terá mais espaço para passageiros do que um Toyota RAV4 e uma aceleração comparável à de um Ford Mustang EcoBoost. As baterias serão de fosfato de ferro-lítio (LFP), produzidas numa nova fábrica da Ford no Michigan. Esta ofensiva no mercado de VE visa competir diretamente com outras marcas que apostam em modelos de baixo custo, revolucionando a produção de forma semelhante ao que a Ford fez com o Model T no século XX.



Artigos
4Ciência e Tecnologia
Ver mais
Hoje em dia já não é muito comum falar de pens USB, mas elas ainda existem, e de facto, estão cada vez mais pequenas. Dito tudo isto, esta nova aposta da SanDisk leva o conceito ao extremo. Ou seja, a marca lançou uma versão da Ultra Fit com conetor USB-C, tão compacta que praticamente desaparece […]

A ação judicial anunciada em abril pela associação Último Recurso vai dar entrada nos tribunais nos próximos dois meses. A incorporação de um parecer do Tribunal Internacional de Justiça na argumentação pretende garantir o sucesso da causa. A presidente desta ONG de litigância climática está na COP30 na Amazónia a fazer campanha pela reforma das Conferências do Clima das Nações Unidas.

Um novo projeto foca-se na proteína em pó Solein, que é produzida num processo que usa apenas micróbios, ar e eletricidade, sem precisar de solo fértil, luz ou água. Um dos desafios mais persistentes para o sucesso de missões de longa duração à Lua, Marte e mais além continua a ser o fornecimento de alimentos. O transporte de mantimentos da Terra funciona para os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), mas é insustentável para viagens no espaço profundo. Para resolver este problema, a Agência Espacial Europeia (ESA) apresentou o Projeto HOBI-WAN (“Bactérias Oxidantes de Hidrogénio em Ausência de

Durante os 12 dias da COP30, o Pavilhão de Portugal acolherá sete eventos diários sobre clima, oceanos, água e energia, e poderá também servir de apoio para as delegações lusófonas.






