Esta tendência reflete um movimento global em que a BYD consolida a sua liderança, enquanto a Tesla lida com desafios competitivos e o impacto das controvérsias em torno do seu CEO, Elon Musk.
De acordo com dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), a BYD tornou-se a marca líder mensal nas vendas de veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos em julho, com 394 unidades matriculadas. No mesmo período, a Tesla ocupou a quinta posição com 284 veículos, uma queda de 48,5% face ao ano anterior. Embora a Tesla ainda domine o mercado no acumulado do ano (janeiro a julho), com 4.372 unidades, registou uma descida de 27,4% em relação a 2024. Em contrapartida, a BYD já comercializou 2.529 unidades no mesmo período, um crescimento de 105,8%. A ascensão da BYD em Portugal espelha o seu sucesso global, tendo ultrapassado a Tesla em vendas a nível mundial em 2024. Em contraste, a Tesla enfrenta uma quebra nas vendas na Europa e na China, e uma diminuição da fidelidade dos seus clientes.
Artigos apontam que esta quebra se deve a uma gama de modelos considerada “envelhecida” e ao impacto negativo das posições políticas de Elon Musk, nomeadamente o seu apoio a Donald Trump, o que terá levado alguns clientes a afirmar: “Comprei isto antes de o Elon enlouquecer”. A situação financeira da Tesla reflete estes desafios, com uma queda de 13% nas vendas globais na primeira metade de 2025.