A empresa juntou-se a um consórcio para expandir o uso de materiais reciclados em veículos novos e continua a avançar no desenvolvimento do seu veículo elétrico Afeela, em parceria com a Sony.
A fabricante japonesa uniu-se a cinco outras empresas, incluindo a DENSO CORPORATION e a Toray Industries, para criar o “Conselho BlueRebirth”.
O principal objetivo desta aliança é “construir uma cadeia de valor integrada de produção e reciclagem” para veículos em fim de vida. A iniciativa visa implementar a “reciclagem Car-to-Car”, começando com um processo de “desmontagem automatizada de precisão” que utiliza inteligência artificial e sensores para desmantelar veículos de forma eficiente, permitindo a recuperação de materiais com elevada pureza, um avanço em relação aos métodos tradicionais de trituração. O conselho pretende transformar a indústria de reciclagem automóvel até 2035.
Paralelamente, a joint venture Sony Honda Mobility está a dar passos significativos no desenvolvimento do seu primeiro veículo elétrico, o Afeela 1.
O modelo entrou em fase de ensaios de pré-produção na fábrica de East Liberty, no Ohio, EUA, onde se está a verificar a compatibilidade de componentes e a precisão da montagem. A produção em série está prevista para arrancar no próximo ano, com as vendas a começarem em 2025 nos EUA, posicionando o Afeela 1 como um marco na colaboração entre as duas gigantes tecnológicas.