Nos últimos dez anos, a Tesla terá lucrado quase 10 mil milhões de euros com a venda destes créditos a concorrentes, um valor que foi decisivo para evitar prejuízos operacionais em vários exercícios. Analistas preveem que esta mudança terá um impacto severo na rentabilidade da empresa, com uma redução estimada de 75% na procura por créditos já em 2026.
Tesla Enfrenta Desafios Regulatórios e Financeiros
A Tesla está a enfrentar um período de crescente escrutínio regulatório e desafios financeiros, com investigações sobre os seus sistemas de condução autónoma e a perda de uma importante fonte de receita. A empresa de Elon Musk está a ser investigada nos EUA por atrasos na comunicação de acidentes e enfrenta uma ação coletiva de clientes que se sentem enganados sobre as capacidades do Autopilot e do Full Self-Driving (FSD). A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) abriu uma nova auditoria para avaliar os atrasos da Tesla no envio de relatórios de incidentes, que deveriam ser comunicados entre um a cinco dias após a ocorrência. Paralelamente, uma ação judicial na Califórnia, movida por grupos de clientes, alega que a empresa enganou os consumidores durante oito anos sobre as capacidades de condução totalmente autónoma dos seus veículos, afirmando que os carros fabricados desde 2016 não possuíam o hardware necessário para atingir a automação prometida. Financeiramente, a Tesla está prestes a perder uma das suas principais fontes de receita: a venda de créditos de carbono. A legislação “Big Beautiful Bill”, aprovada pelo governo de Donald Trump, reduziu os requisitos de emissões e eliminou os incentivos que sustentavam este mercado.



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