A operação marca um novo capítulo para a startup, que vê a sua tecnologia e talento ganharem uma plataforma global para escalar.
O valor do negócio não foi divulgado, mas representa um marco para o ecossistema de inovação português. Fundada em 2013, a Unbabel foi a primeira startup portuguesa aceite na aceleradora Y Combinator e tornou-se uma referência internacional em IA, evoluindo da sua plataforma de tradução 'human-in-the-loop' para modelos de linguagem de grande escala (LLM) como o TowerLLM e o COMET. Com a aquisição, a TransPerfect integrará estas tecnologias no seu portefólio GlobalLink, consolidando a sua liderança em conteúdos baseados em IA.
Vasco Pedro, cofundador e CEO da Unbabel, que supervisionará a integração, afirmou que a união com a TransPerfect proporciona à tecnologia e equipa da Unbabel “um palco global para criarem um impacto ainda maior”. A “vasta maioria” dos trabalhadores da Unbabel transitará para a nova estrutura, e as operações em Lisboa tornar-se-ão um “centro-chave de investigação e inovação em IA na Europa” para a TransPerfect. A aquisição implica também que a liderança do consórcio de IA do PRR, até agora encabeçada pela Unbabel, será transferida para outro parceiro.