
Meta investe mais de 10 mil milhões de dólares em infraestruturas da Google Cloud para potenciar IA
A Meta assinou um contrato de mais de 10 mil milhões de dólares com a Google Cloud para a utilização de servidores e serviços de computação remota. Este acordo de seis anos é um dos maiores da história da divisão de 'cloud' da Google e sublinha a aposta massiva da Meta em infraestruturas de inteligência artificial. A operação alinha-se com a intenção anunciada pelo presidente da Meta, Mark Zuckerberg, de investir “centenas de milhares de milhões de dólares” em infraestruturas de IA para construir um modelo “mais inteligente do que os humanos”. O desenvolvimento de IA generativa exige um enorme poder de computação, o que tem levado os gigantes tecnológicos a gastos colossais para não ficarem para trás na corrida liderada pela OpenAI e pela própria Google. Este acordo é um marco significativo para a Google Cloud, que se posiciona como a terceira maior empresa de computação remota, atrás da AWS (Amazon) e da Microsoft. Sundar Pichai, presidente da Google, destacou que “quase todas as unicórnios de IA generativa utilizam a Google Cloud”, reforçando a sua relevância no setor. A própria OpenAI, principal parceira da Microsoft, também assinou recentemente um contrato com a Google Cloud, evidenciando a necessidade de diversificar fornecedores de infraestrutura para projetos de grande escala.



Artigos
13












Ciência e Tecnologia
Ver mais
Portugal XR Report 2025: quando o futuro pede a palavra
Há relatórios que são meras estatísticas. E depois há os que funcionam como um espelho — ou melhor, como um visor XR — mostrando-nos não apenas onde estamos, mas para onde podemos ir. Pelo segundo ano consecutivo, está em marcha o Portugal XR & Virtual Worlds Report 2025, o documento que se tornou referência nacional […] Este artigo foi originalmente publicado em Portugal XR Report 2025: quando o futuro pede a palavra , no Global News Portugal.

Coopérnico em parceria com cidadãos para instalar sistemas fotovoltaicos em edifícios municipais.
A Coopérnico - está a concorrer lado a lado com empresas privadas num concurso público de grande dimensão, lançado pelo Município de Braga, para instalar sistemas fotovoltaicos em edifícios municipais.

Como os pais espiam os filhos com apps
Acompanhar a localização com smartphones está a gerar desconforto em famílias divorciadas: para além de indicarem onde estão as crianças, algumas gravam conversas.

Deepal S07: A nova visão da mobilidade elétrica chega à estrada portuguesa
A CHANGAN Portugal apresenta o Deepal S07, um SUV 100% elétrico que alia modernidade, atrevimento e polivalência, oferecendo uma proposta...