No entanto, a Tesla, outrora líder incontestada, viu as suas vendas caírem 37% no mesmo mês. Em contraste, as vendas da concorrente chinesa BYD aumentaram 88%, colocando-a no top 10 de vendas de elétricos na Europa.
De facto, outros seis fabricantes — Volkswagen, BMW, Skoda, Audi, Renault e Hyundai — venderam mais que a Tesla em julho. No acumulado de janeiro a julho, o mercado europeu de BEV cresceu 24,2%, com mais de um milhão de matrículas.
Durante este período, as vendas da BYD triplicaram (+256%), enquanto as entregas da Tesla caíram 43,5%.
O Grupo Volkswagen emergiu como um dos principais beneficiários, com a sua marca homónima a tornar-se a mais vendida de BEVs na Europa, ultrapassando a Tesla em mais de 26.000 unidades até à data. Esta mudança indica uma alteração significativa na dinâmica do mercado, onde o aumento da concorrência, uma gama mais vasta de modelos de marcas europeias estabelecidas (como a Skoda, que viu um aumento de 235%) e a expansão agressiva de empresas chinesas como a BYD estão a erodir o domínio da Tesla.
A tendência sugere que a lealdade à marca no setor dos elétricos não é absoluta e que os consumidores consideram cada vez mais alternativas que oferecem preços, tecnologia e design competitivos.