O negócio principal de comércio eletrónico na China também registou um crescimento de 10%, embora os analistas notem que a faturação total do grupo ficou ligeiramente abaixo das estimativas de mercado. A divisão de comércio internacional, por sua vez, cresceu 19%, com destaque para os mercados da Europa e do Médio Oriente. O forte desempenho da área de IA compensou um recuo de 28% nas receitas de outras atividades, como a logística (Cainiao) e o retalho alimentar (Freshippo), demonstrando a aposta bem-sucedida da empresa na diversificação tecnológica como motor de crescimento futuro.
Lucros da Alibaba disparam 78% impulsionados pelo crescimento da IA na cloud
A gigante tecnológica chinesa Alibaba anunciou um lucro de 43,1 mil milhões de yuans (cerca de 5,17 mil milhões de euros) no seu primeiro trimestre fiscal, um aumento homólogo de 78%. Este crescimento expressivo foi largamente impulsionado pelo forte desempenho da sua divisão de computação em nuvem, que beneficiou da crescente procura por serviços de inteligência artificial. Apesar de as receitas totais do grupo terem crescido apenas 2%, para 247,6 mil milhões de yuans, a divisão de inteligência na 'cloud' destacou-se com um aumento de 26% nas receitas, representando agora quase 13,5% do total. O CEO do grupo, Eddie Wu, sublinhou a importância estratégica desta área, afirmando que "os produtos relacionados com IA registaram um crescimento de três dígitos pelo oitavo trimestre consecutivo". Wu acrescentou que "os nossos investimentos em IA começaram a produzir resultados tangíveis" e que a empresa vê "um caminho cada vez mais claro com a IA a impulsionar o crescimento robusto da Alibaba".



Artigos
5
A Cellularis Biomodels, empresa incubada no Parque Ciência e Inovação (PCI) de Aveiro, lançou uma nova tecnologia destinada a “colmatar a ausência de modelos tridimensionais (3D) fisiomiméticos capazes de reproduzir, de forma realista, a arquitetura e o microambiente dos tecidos humanos.” “Com base no conhecimento científico patenteado, a empresa cria modelos 3D avançados que integram […] O conteúdo Empresa incubada no PCI inovação na análise de tecidos humanos aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

A resposta a esta pergunta, como a todas as perguntas importantes do universo, é óbvia: 42. Em contraste, as universidades tradicionais estão tolhidas pela inércia.

A Escrita do Vale do Indo, a epiolmeca e o Linear A são alguns dos sistemas de escrita de civilizações antigas que nunca chegaram a ser compreendidos. Poderá a inteligência artificial ajudar a decifrar os códigos do passado? Imagine receber um código desconhecido, sem dicionário, gramática ou tradução. É precisamente este o desafio a que a arqueologia e a linguística se confrontam perante vários sistemas de escrita antigos que continuam a ser um mistério. Revelam civilizações avançadas cuja escrita conseguimos ver, mas não entender. A linguista Svenja Bonmann, da Universidade de Colónia, na Alemanha, é especialista em linguística histórico-comparativa. Tenta

Nesta semana que passou, analisámos o Huawei Watch D2, o portátil Ninkear S14, falámos do novo Xiaomi 17 Ultra, e muito mais. Temos vários Passatempos de Natal a decorrer, não perca! PASSATEMPOS DE NATAL...


