Este lançamento representa uma viragem estratégica, focada na sustentabilidade, digitalização e redefinição da experiência de condução, sendo descrito como "Mais BMW do que nunca". O novo BMW iX3 é o primeiro de cerca de 40 modelos que a marca planeia lançar até 2028 com base na arquitetura 'Neue Klasse', uma plataforma totalmente nova, tanto a nível físico como eletrónico, que redefine a abordagem da BMW ao automóvel. Este SUV elétrico posiciona-se como um "veículo definido pelo software" (SDV), cuja operação é gerida por quatro "super cérebros" — computadores de alto desempenho com uma capacidade de processamento 20 vezes superior à atual. A nível técnico, o iX3 50 xDrive impressiona com um sistema elétrico de 800 volts, uma bateria de 108,7 kWh que permite uma autonomia de até 805 km (WLTP) e uma potência combinada de 469 cv, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos.

O interior é dominado pelo novo conceito Panoramic iDrive, que inclui o BMW Panoramic Vision, um ecrã que se estende por toda a largura do para-brisas, e um ecrã central de 17,9 polegadas, operados pelo novo BMW Operating System X. A sustentabilidade é um pilar central, com a utilização de materiais reciclados, ausência de couro e capacidades de carregamento bidirecional (V2L, V2H e V2G), que permitem ao veículo alimentar dispositivos externos ou devolver energia à rede. Com um preço estimado para Portugal a partir de 68.000 euros e lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2026, o iX3 estabelece um novo padrão no segmento, superando rivais como o Mercedes-Benz GLC elétrico em autonomia.