A solução foi concebida para simplificar o processo de carregamento doméstico, eliminando a necessidade de cabos ou de uma 'wallbox'. O sistema consiste numa placa de base com 50 kg, que pode ser instalada no chão da garagem ou ao ar livre, sendo à prova de água, neve e chuva.
Para carregar, o condutor apenas necessita de posicionar o veículo sobre a placa, sendo auxiliado pela função Surround View do carro.
Uma vez alinhado, o Cayenne, equipado com suspensão pneumática, baixa-se automaticamente para atingir a distância ideal para a transferência de energia, que ocorre através de um campo magnético. O sistema oferece uma potência máxima de 11 kW, com uma eficiência de transferência de até 90%, valores equivalentes ao carregamento por cabo em corrente alternada.
A segurança é garantida por sensores que interrompem o processo caso um objeto ou ser vivo se interponha.
Além do carregamento por indução, o novo Cayenne Electric terá capacidades aprimoradas de carregamento rápido em corrente contínua, atingindo potências de até 400 kW, superando os modelos Taycan e Macan elétrico.