A gigante tecnológica chinesa, em parceria com o grupo Seres, apresentou três modelos de SUV — M5, M7 e M9 — com os quais pretende competir diretamente com marcas estabelecidas como BMW, Mercedes e Audi. A estratégia da Huawei no setor automóvel materializa-se através de uma aliança onde combina a sua vasta experiência tecnológica com a capacidade de produção da Seres. Embora não fabrique diretamente os veículos, a Huawei é responsável pela integração de sistemas de infoentretenimento, conectividade e software de bordo, incluindo o seu sistema operativo HarmonyOS. Os modelos AITO, que já alcançaram o estatuto de best-sellers na China, chegam à Europa com a promessa de inovação e uma forte relação custo-benefício. A gama inclui o AITO M5, um modelo de entrada com versões elétricas e de autonomia estendida; o M7, que se destaca pelo conforto e uma autonomia que pode chegar aos 705 quilómetros; e o topo de gama M9, um SUV de luxo projetado para o segmento premium. Embora ainda não existam datas de lançamento ou preços definidos para a Europa, a Huawei confirmou que o Médio Oriente será o primeiro mercado internacional a receber a gama, seguindo-se o continente europeu.
A apresentação em Munique sinaliza a ambição da empresa de expandir a sua influência para além das telecomunicações, utilizando a sua tecnologia como um diferenciador chave no competitivo mercado automóvel.