A CATL, líder mundial em tecnologia de baterias, anunciou que a sua bateria de sódio Naxtra se tornou a primeira a cumprir o novo e exigente padrão de segurança chinês GB 38031-2025. Esta certificação posiciona a tecnologia como uma alternativa viável e mais segura ao lítio, abrindo caminho para a sua produção em massa a partir de dezembro de 2025. O novo padrão de segurança, que entrará em vigor em julho de 2026, impõe critérios rigorosos para reduzir os riscos de incêndio em veículos elétricos, focando-se em áreas como difusão térmica, impacto e ciclos de carregamento rápido. A bateria Naxtra da CATL demonstrou níveis de segurança elevados, superando todos os testes tanto ao nível das células individuais como dos packs completos.
A tecnologia de iões de sódio oferece vantagens significativas sobre as soluções à base de lítio. Para além de ser mais barata e sustentável, ao reduzir a dependência de um recurso com fornecimento limitado e volátil, a Naxtra apresenta um desempenho superior em baixas temperaturas, mantendo 90% da sua capacidade a -40 °C, um fator crucial para mercados em regiões frias. Com uma densidade energética de 175 Wh/kg, comparável às baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP), a Naxtra promete uma autonomia de 500 km, carregamento rápido de 5C e uma vida útil superior a 10.000 ciclos. A primeira aplicação desta tecnologia está prevista para os modelos “Choco-swap”, veículos concebidos para o sistema de substituição rápida de baterias da CATL, que continua a expandir-se rapidamente na China.
Em resumoA CATL anunciou que a sua bateria de iões de sódio, Naxtra, foi a primeira a obter a nova certificação de segurança chinesa, validando-a como uma alternativa segura e eficiente ao lítio. Com vantagens em custo, sustentabilidade e desempenho a baixas temperaturas, a produção em massa da Naxtra começará em dezembro de 2025, prometendo desafiar o domínio das baterias de lítio no setor da mobilidade elétrica.