Contudo, esta inovadora função de tradução não estará disponível no lançamento para os utilizadores na União Europeia, uma decisão que aponta para o crescente impacto da regulação europeia sobre a privacidade e a IA.

A funcionalidade “Apple Intelligence: Tradução em Tempo Real com AirPods” permite que dois interlocutores que falem idiomas diferentes comuniquem de forma fluida, com a tradução a ser ouvida diretamente nos auriculares.

No arranque, o serviço suportará inglês, francês, alemão, português do Brasil e espanhol. No entanto, a Apple confirmou no seu site oficial que o serviço ficará bloqueado para quem tenha contas registadas na UE ou se encontre fisicamente no espaço europeu.

Embora a empresa não tenha especificado o motivo, a decisão é amplamente interpretada como uma medida de precaução para garantir a conformidade com o novo Regulamento de Inteligência Artificial da UE e o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), que impõem regras estritas sobre o processamento de dados de voz e o consentimento dos utilizadores. A funcionalidade será compatível não só com os novos AirPods Pro 3, mas também com os AirPods 4 com Cancelamento Ativo de Ruído e os AirPods Pro 2, desde que emparelhados com um iPhone que suporte Apple Intelligence (iPhone 15 Pro ou posterior).