A integração da IA no navegador mais utilizado do mundo representa uma mudança fundamental na forma como os utilizadores acedem à informação.
A nova funcionalidade, que começará a ser implementada nas próximas semanas, inclui um botão Gemini que permite ao utilizador fazer perguntas e obter resumos de conteúdo de vários separadores abertos.
A barra de endereços (omnibox) também será reforçada com um "AI Mode", permitindo consultas mais longas e complexas com respostas assistidas por IA.
Liz Reid, diretora de Pesquisa da Google, destacou que o objetivo é que a IA e a web funcionem em conjunto, criando uma "experiência holística". Segundo Reid, "a IA pode ajudar a contextualizar a web", organizando a informação para que o utilizador possa aprofundar os temas em páginas específicas.
A empresa planeia ainda introduzir "capacidades de agente" até ao final do ano, permitindo que o Gemini execute tarefas repetitivas em nome do utilizador, como marcar consultas ou preparar encomendas.
A Google reconhece as preocupações com a privacidade, especialmente ao permitir que o Modo IA consulte o histórico de pesquisa e outros serviços como o Gmail para personalizar resultados. Nick Fox, vice-presidente de Produtos de Informação, assegura que esta funcionalidade será "verdadeiramente uma opção" e que o "valor para o utilizador tem de ser muito elevado".
A empresa acredita também que a IA expande as oportunidades para anúncios mais úteis e relevantes, permitindo que pequenos comerciantes se destaquem ao satisfazer necessidades específicas dos utilizadores.