Os dados refletem a crescente popularidade da gama diversificada e competitiva da BYD, em contraste com um declínio acentuado nas matrículas da marca norte-americana. De acordo com os dados da Associação dos Construtores Automóveis Europeus (ACEA) para agosto, a BYD matriculou 9.130 viaturas na UE, um crescimento homólogo de 201,3%, alcançando uma quota de mercado de 1,3%. No mesmo período, a Tesla registou 8.220 novos veículos, uma quebra de 36,6% em comparação com agosto de 2024, com a sua quota a descer para 1,2%. Esta inversão de posições é atribuída à estratégia da BYD, que propõe uma gama de automóveis descrita como "moderna, diversificada e consideravelmente mais competitiva do ponto de vista do preço". No acumulado dos primeiros oito meses de 2025, a Tesla ainda lidera com 85.673 unidades, mas regista uma queda de 42,9%, enquanto a BYD acumula 67.632 vendas, um aumento de 244%.

A tendência é visível também em Portugal, onde em agosto a BYD vendeu 384 carros elétricos, ultrapassando os 233 da Tesla, que caiu para a terceira posição no mercado nacional.