Estas movimentações estratégicas consolidam a visão da empresa de um ecossistema integrado "Human x Car x Home" e intensificam a sua presença no mercado europeu. A escolha de Munique, um dos principais polos de engenharia automóvel da Europa, sinaliza a seriedade da aposta da Xiaomi na mobilidade inteligente. O novo centro focará no desenvolvimento de veículos de elevado desempenho, tecnologias para elétricos e condução autónoma, colaborando com as equipas globais da empresa. A vice-presidente do grupo, Xu Fei, declarou durante um evento de lançamento global: "Em 2027, os veículos elétricos da Xiaomi irão entrar no mercado europeu.

Nessa altura, os nossos utilizadores globais poderão ter a experiência completa humano-carro-casa".

A empresa já obteve sucesso na China com os modelos SU7 e YU7.

Paralelamente, a Xiaomi está a expandir o seu portefólio de produtos em Portugal, onde os 'smartphones' ainda representam 70% do negócio.

A partir de novembro, a marca começará a comercializar eletrodomésticos da linha Mijia, incluindo máquinas de lavar roupa e frigoríficos, totalmente integrados na aplicação Xiaomi Home, reforçando a sua estratégia de ecossistema AIoT (Inteligência Artificial + Internet das Coisas).