Luis Gallego, CEO da IAG, destacou em entrevista que a sua proposta seria a que apresentaria menor sobreposição de 'hubs' em comparação com os concorrentes, o que poderia simplificar a aprovação regulatória por parte da Comissão Europeia. Gallego vê a TAP como uma forma de acelerar a presença do grupo IAG no Brasil e de desenvolver os 'hubs' de Lisboa e Porto. O Governo português, por sua vez, reitera que a transparência do processo é uma prioridade, justificando a criação de uma comissão de acompanhamento "objetiva e isenta" para garantir a imparcialidade da operação.
Processo de privatização da TAP avança com interesse de grandes grupos aéreos europeus
O processo de privatização da TAP avançou com a publicação em Diário da República do diploma que cria a comissão de acompanhamento, liderada pelo economista Daniel Traça. A venda de até 49,9% do capital da transportadora aérea, com 5% reservados para os trabalhadores, atrai o interesse dos maiores grupos de aviação europeus, incluindo a IAG (British Airways e Iberia), a Lufthansa e a Air France-KLM. O CEO da TAP, Luís Rodrigues, sublinhou a inevitabilidade da integração num grupo maior, afirmando que "os tempos do orgulhosamente sós já foram" e que, para uma companhia aérea da dimensão da TAP, operar de forma independente no mercado atual "vai ser muito duro". Esta visão é partilhada pelos potenciais compradores, que veem na TAP uma oportunidade estratégica, especialmente devido à sua forte presença no mercado brasileiro, onde detém uma quota de 25% do tráfego entre a Europa e o Brasil.



Artigos
17
O ano de 2026 promete ser particularmente rico em eventos celestes, com chuvas de meteoros de alto nível, eclipses totais e encontros planetários distribuídos ao longo do calendário. Desde o início do ano até ao final, os observadores do céu poderão assistir a espetáculos únicos, incluindo fenômenos que só ocorrem uma vez em várias décadas em determinados locais.

Com o título “Atrasados Ambientais” a associação de gestão de resíduos Electrão lança hoje uma campanha de sensibilização para a separação de embalagens, expondo o atraso do país na reciclagem desses resíduos. Em forma de alerta e recorrendo ao humor, a Electrão pretende alertar para o que chama, em comunicado, “cenário preocupante”, com os números […] The post Associação Electrão lança “Atrasados Ambientais”, quando Portugal falha metas de reciclagem appeared first on Forbes Portugal.

A empresa chinesa fez uma publicação na rede social X onde confirma que lançará o seu mais recente topo de gama fora da China. O Xiaomi 17 Ultra foi anunicado para o mercado chinês no dia 25 de dezembro.

A China está a preparar regras para limitar a atuação de chatbots de Inteligência Artificial (IA) capazes de influenciar emoções de forma a induzir suicídio, automutilação ou outros comportamentos prejudiciais. Emoções que podem ser...







