Sony e AMD Revelam Tecnologias do 'Projeto Amethyst' para a Futura PlayStation
A Sony e a AMD levantaram o véu sobre o futuro da PlayStation, detalhando as inovações tecnológicas em desenvolvimento sob o nome de código "Projeto Amethyst". Numa conversa entre Mark Cerny, arquiteto principal da PlayStation, e Jack Huynh, vice-presidente sénior da AMD, foram apresentados avanços significativos em renderização por IA e ray tracing que irão potenciar a próxima geração de consolas, previsivelmente a PlayStation 6. As tecnologias, que segundo Cerny "apenas existem em simulações" por enquanto, prometem um salto de desempenho considerável. A primeira inovação são os "Neural Arrays", uma otimização dos aceleradores de IA que ligará em rede todas as unidades de computação (CU) da GPU, permitindo processar uma "grande parte do ecrã de uma só vez" e melhorar a renderização por IA. A segunda grande novidade são os "Radiance Cores", um novo bloco de hardware dedicado que irá acelerar significativamente a renderização com ray tracing, tornando possível o path-tracing em tempo real ao assumir o cálculo da travessia dos raios de forma independente dos shaders. Além disso, foi anunciada uma nova tecnologia de compressão de memória chamada "Universal Compression", que permitirá comprimir todos os tipos de dados. O objetivo destas inovações é claro: permitir que a futura consola execute jogos com ray-tracing e path-tracing com um desempenho equivalente ao das placas gráficas de PC de topo. Cerny sugeriu que estas tecnologias chegarão a uma "futura consola daqui a alguns anos", e Huynh confirmou que as inovações, como a Universal Compression, também serão integradas nos futuros produtos da AMD, incluindo a arquitetura de GPU RDNA 5.



Artigos
4
O ano de 2026 promete ser particularmente rico em eventos celestes, com chuvas de meteoros de alto nível, eclipses totais e encontros planetários distribuídos ao longo do calendário. Desde o início do ano até ao final, os observadores do céu poderão assistir a espetáculos únicos, incluindo fenômenos que só ocorrem uma vez em várias décadas em determinados locais.

Com o título “Atrasados Ambientais” a associação de gestão de resíduos Electrão lança hoje uma campanha de sensibilização para a separação de embalagens, expondo o atraso do país na reciclagem desses resíduos. Em forma de alerta e recorrendo ao humor, a Electrão pretende alertar para o que chama, em comunicado, “cenário preocupante”, com os números […] The post Associação Electrão lança “Atrasados Ambientais”, quando Portugal falha metas de reciclagem appeared first on Forbes Portugal.

A empresa chinesa fez uma publicação na rede social X onde confirma que lançará o seu mais recente topo de gama fora da China. O Xiaomi 17 Ultra foi anunicado para o mercado chinês no dia 25 de dezembro.

A China está a preparar regras para limitar a atuação de chatbots de Inteligência Artificial (IA) capazes de influenciar emoções de forma a induzir suicídio, automutilação ou outros comportamentos prejudiciais. Emoções que podem ser...







