A funcionalidade, que faz parte de uma expansão global para quase 50 novos países e 36 idiomas, representa um avanço significativo na forma como os utilizadores interagem com o motor de busca. O Modo IA, descrito pela Google como a sua "mais poderosa experiência de pesquisa com inteligência artificial", aparece como um novo separador nos resultados de pesquisa e na aplicação Google para Android e iOS.

A tecnologia recorre a uma versão personalizada dos modelos avançados Gemini, que permite dividir perguntas complexas em subtópicos e gerar múltiplas pesquisas em simultâneo para encontrar conteúdos mais relevantes.

Esta abordagem permite aos utilizadores fazer perguntas mais longas e com nuances, como planear viagens ou comparar produtos, e aprofundar temas através de perguntas de acompanhamento.

A funcionalidade é multimodal, aceitando interações por texto, voz ou imagem.

Embora a IA ganhe destaque, a Google sublinha que 80% dos utilizadores continuam a clicar nos links incluídos nos resultados, demonstrando a importância de manter a web como fonte de conhecimento. A empresa garante que o sistema se baseia em rigorosos critérios de qualidade e que, em casos de menor confiança, continuará a apresentar os resultados tradicionais.