O programa de redução contempla a eliminação de 12.000 postos em diversas áreas administrativas e 4.000 postos ligados à cadeia de produção, armazenamento e distribuição. Com estes cortes, a empresa espera alcançar uma redução da despesa anual de cerca de 1,078 mil milhões de euros até ao final de 2027. A meta de poupança global foi aumentada para aproximadamente 3,2 mil milhões de euros. A Nestlé, que possui mais de duas mil marcas, incluindo Nescafé e KitKat, enfrenta um período de desaceleração no crescimento, influenciado pela inflação de 2022 e por um escândalo no setor de água engarrafada. Embora a empresa não tenha especificado os países que serão afetados, a Nestlé Portugal, que emprega cerca de 2.800 pessoas e possui duas fábricas no país, admitiu que a redução terá um impacto diferente em cada mercado e que, nesta fase, não está em condições de fornecer números específicos para o território nacional. A subsidiária portuguesa explicou que “cada mercado irá preparar o seu próprio plano”.
Nestlé anuncia dispensa de 16.000 trabalhadores a nível global
A gigante alimentar Nestlé anunciou um plano de reestruturação que prevê a dispensa de 16.000 trabalhadores em todo o mundo nos próximos dois anos. A medida surge na sequência da apresentação de resultados do terceiro trimestre, que revelaram uma queda nas vendas de 1,9%, para 71 mil milhões de euros. A decisão de cortar 16.000 postos de trabalho, correspondentes a 5,8% da força de trabalho atual, visa reduzir custos e adaptar a empresa a um cenário de evolução rápida. O novo presidente da multinacional, Philip Navratil, afirmou que “o Mundo evolui e a Nestlé tem de se adaptar mais rapidamente”, o que implica “tomar decisões difíceis, mas necessárias”.



Artigos
23Ciência e Tecnologia
Ver mais
Hoje em dia já não é muito comum falar de pens USB, mas elas ainda existem, e de facto, estão cada vez mais pequenas. Dito tudo isto, esta nova aposta da SanDisk leva o conceito ao extremo. Ou seja, a marca lançou uma versão da Ultra Fit com conetor USB-C, tão compacta que praticamente desaparece […]

A ação judicial anunciada em abril pela associação Último Recurso vai dar entrada nos tribunais nos próximos dois meses. A incorporação de um parecer do Tribunal Internacional de Justiça na argumentação pretende garantir o sucesso da causa. A presidente desta ONG de litigância climática está na COP30 na Amazónia a fazer campanha pela reforma das Conferências do Clima das Nações Unidas.

Um novo projeto foca-se na proteína em pó Solein, que é produzida num processo que usa apenas micróbios, ar e eletricidade, sem precisar de solo fértil, luz ou água. Um dos desafios mais persistentes para o sucesso de missões de longa duração à Lua, Marte e mais além continua a ser o fornecimento de alimentos. O transporte de mantimentos da Terra funciona para os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), mas é insustentável para viagens no espaço profundo. Para resolver este problema, a Agência Espacial Europeia (ESA) apresentou o Projeto HOBI-WAN (“Bactérias Oxidantes de Hidrogénio em Ausência de

Durante os 12 dias da COP30, o Pavilhão de Portugal acolherá sete eventos diários sobre clima, oceanos, água e energia, e poderá também servir de apoio para as delegações lusófonas.







