Por seu lado, o Sabadell prosseguirá com o seu plano estratégico de forma independente.
BBVA falha OPA hostil sobre o Sabadell e trava criação de gigante bancário europeu
A Oferta Pública de Aquisição (OPA) hostil do BBVA sobre o Sabadell fracassou, não tendo alcançado o apoio mínimo necessário dos acionistas. A operação, que visava criar um dos maiores grupos bancários da Europa, termina após meses de negociações e resistência por parte da administração do Sabadell e do governo espanhol. O desfecho da operação foi selado quando se confirmou que o BBVA conseguiu apenas 25,47% do capital do Sabadell, um valor muito aquém do objetivo mínimo de 50% e inferior ao limiar de 30% que obrigaria a uma segunda oferta. O presidente do BBVA, Carlos Torres, classificou o resultado como “uma oportunidade perdida para todos”, mas assegurou que não se demitirá e que o banco seguirá o seu plano estratégico com “confiança e entusiasmo”. Em contraste, o presidente do Sabadell, Josep Oliu, manifestou “grande satisfação”, afirmando que as duas entidades “geram mais valor separadas do que juntas”. A tentativa de fusão enfrentou vários obstáculos, incluindo a oposição do governo espanhol, que impôs condições restritivas à operação, levando a Comissão Europeia a abrir um processo de infração contra Espanha por interferência nas competências do Banco Central Europeu. Com o fracasso da OPA, o BBVA anunciou que irá acelerar a remuneração aos seus acionistas, incluindo a recompra de ações e o pagamento de um dividendo recorde.



Artigos
15Ciência e Tecnologia
Ver mais
Hoje em dia já não é muito comum falar de pens USB, mas elas ainda existem, e de facto, estão cada vez mais pequenas. Dito tudo isto, esta nova aposta da SanDisk leva o conceito ao extremo. Ou seja, a marca lançou uma versão da Ultra Fit com conetor USB-C, tão compacta que praticamente desaparece […]

A ação judicial anunciada em abril pela associação Último Recurso vai dar entrada nos tribunais nos próximos dois meses. A incorporação de um parecer do Tribunal Internacional de Justiça na argumentação pretende garantir o sucesso da causa. A presidente desta ONG de litigância climática está na COP30 na Amazónia a fazer campanha pela reforma das Conferências do Clima das Nações Unidas.

Um novo projeto foca-se na proteína em pó Solein, que é produzida num processo que usa apenas micróbios, ar e eletricidade, sem precisar de solo fértil, luz ou água. Um dos desafios mais persistentes para o sucesso de missões de longa duração à Lua, Marte e mais além continua a ser o fornecimento de alimentos. O transporte de mantimentos da Terra funciona para os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), mas é insustentável para viagens no espaço profundo. Para resolver este problema, a Agência Espacial Europeia (ESA) apresentou o Projeto HOBI-WAN (“Bactérias Oxidantes de Hidrogénio em Ausência de

Durante os 12 dias da COP30, o Pavilhão de Portugal acolherá sete eventos diários sobre clima, oceanos, água e energia, e poderá também servir de apoio para as delegações lusófonas.







