O relatório preliminar do júri do concurso da ANAC atribuiu a pontuação mais alta ao consórcio formado pelas empresas espanholas Clece e South.

A South é uma empresa de handling criada pela Iberia (parte do grupo IAG) após ter perdido licenças em vários aeroportos espanhóis.

A principal razão para a derrota da Menzies, que obteve 93,05 pontos contra 95,25 do consórcio vencedor, foi a proposta de afetação de meios humanos e materiais, considerada inferior pelo júri.

A Menzies manifestou discordância, afirmando que a sua proposta “apresenta excelência operacional comprovada” e que irá recorrer com base em “múltiplos fundamentos objetivos e técnicos”.

A decisão coloca em risco o futuro da operação em Portugal, que emprega 3.500 pessoas, e o plano de recuperação da antiga Groundforce (SPdH), podendo comprometer o pagamento de cerca de 30 milhões de euros a credores como a ANA e a TAP. A situação é agravada pelo facto de o grupo IAG, que detém a Iberia, ser um dos candidatos à privatização da TAP, principal cliente e acionista minoritária (49,9%) da Menzies.