A partir de 2026, mais de 12.600 chips de IA da Nvidia serão instalados em Sines para um projeto da Microsoft. O estudo alerta, no entanto, para a necessidade de reforçar a formação em áreas STEM para responder à escassez de talento técnico, recomendando também que o apoio político contínuo será “decisivo para manter o impulso do setor”.
Setor de 'data centers' em Portugal projeta impacto de 3,7 mil milhões de euros no PIB até 2031
O setor de centros de dados está a emergir como um novo motor da economia portuguesa, com estudos a projetar um impacto de 3,7 mil milhões de euros no PIB e a criação de mais de 9.400 empregos até 2031, posicionando o país como um 'hub' digital europeu. De acordo com o estudo “Market Outlook Data Centers Portugal 2025”, realizado pela Portugal DC – Associação Portuguesa de Data Centers em parceria com a consultora Pb7 Research, o setor, que em 2024 gerou 160 milhões para o PIB, está a viver um “salto estrutural”. Este crescimento é impulsionado por condições favoráveis como a abundância de energia renovável, custos energéticos competitivos e uma localização geográfica estratégica, com múltiplos pontos de amarração de cabos submarinos que ligam a Europa às Américas, África e Ásia. Luís Duarte, presidente da Portugal DC, afirma que Portugal reúne “condições únicas para atrair operações de dados de grande escala”. O megaprojeto Sines DC, da Start Campus, é a joia da coroa desta estratégia, prevendo um investimento de 10 mil milhões de euros e parcerias com gigantes como a Nvidia e a Microsoft. Robert Dunn, CEO da Start Campus, revelou que “todos estão a falar de Portugal” nas tecnológicas americanas, que procuram alternativas aos mercados saturados dos EUA, onde a energia se tornou uma restrição.



Artigos
8
A associação de gestão de resíduos Electrão lança esta segunda-feira uma campanha nacional que pretende chamar a atenção do público para a importância da separação de embalagens e expor as falhas do país na gestão desses resíduos.

A Base de Mianyang do Centro de Conservação e Investigação do Panda Gigante da China foi inaugurada para operações experimentais na província de Sichuan, albergando 20 pandas gigantes em 54 recintos especializados. Com capacidade para 22.000 visitantes diários, a instalação de 120 hectares oferece um sistema completo de cuidados que abrange reprodução, criação, exibição e resgate, estabelecendo-se numa região que alberga 418 pandas selvagens.

As principais startups de inteligência artificial levantaram 150 mil milhões de euros em financiamento, um valor recorde face aos 92 mil milhões de dólares angariados em 2021, até aqui o ano onde o maior volume de capital tinha sido captado. Investidores recomendam às empresas reforçar balanços, caso o boom IA possa colapsar em 2026. O […]

Chama-se BEN e nasceu em Matosinhos. Um pequeno veículo que representa um grande passo para Portugal







