A partir de 2026, mais de 12.600 chips de IA da Nvidia serão instalados em Sines para um projeto da Microsoft. O estudo alerta, no entanto, para a necessidade de reforçar a formação em áreas STEM para responder à escassez de talento técnico, recomendando também que o apoio político contínuo será “decisivo para manter o impulso do setor”.
Setor de 'data centers' em Portugal projeta impacto de 3,7 mil milhões de euros no PIB até 2031
O setor de centros de dados está a emergir como um novo motor da economia portuguesa, com estudos a projetar um impacto de 3,7 mil milhões de euros no PIB e a criação de mais de 9.400 empregos até 2031, posicionando o país como um 'hub' digital europeu. De acordo com o estudo “Market Outlook Data Centers Portugal 2025”, realizado pela Portugal DC – Associação Portuguesa de Data Centers em parceria com a consultora Pb7 Research, o setor, que em 2024 gerou 160 milhões para o PIB, está a viver um “salto estrutural”. Este crescimento é impulsionado por condições favoráveis como a abundância de energia renovável, custos energéticos competitivos e uma localização geográfica estratégica, com múltiplos pontos de amarração de cabos submarinos que ligam a Europa às Américas, África e Ásia. Luís Duarte, presidente da Portugal DC, afirma que Portugal reúne “condições únicas para atrair operações de dados de grande escala”. O megaprojeto Sines DC, da Start Campus, é a joia da coroa desta estratégia, prevendo um investimento de 10 mil milhões de euros e parcerias com gigantes como a Nvidia e a Microsoft. Robert Dunn, CEO da Start Campus, revelou que “todos estão a falar de Portugal” nas tecnológicas americanas, que procuram alternativas aos mercados saturados dos EUA, onde a energia se tornou uma restrição.



Artigos
8Ciência e Tecnologia
Ver mais
No dia 13 de novembro, a Batalha recebe o evento de apresentação oficial dos primeiros centros acreditados pelo projeto Peça Verde, promovido pela ANCAV. Em entrevista à Green Savers, Vítor Pereira, presidente da entidade representativa de Centros de Abate de Veículos (CAV) em Portugal, diz que este momento "simboliza a materialização de um projeto que a associação sempre considerou essencial para a credibilização e modernização do setor”.

Garantia deixada por Gonçalo Matias, Ministro da Reforma do Estado. Ainda, Ministra do Trabalho considera inoportuno anúncio de greve geral da UGT.

O material inovador, apresentado por quatro estudantes da instituição, promete reduzir até 80% das emissões associadas ao betão tradicional. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: FCT vence competição internacional com betão auto-reparador feito a partir de resíduos mineiros

A Denza, marca chinesa “premium” na “órbita” da BYD, adiou a entrada na Europa, programa que anunciou em junho e reconfirmou em setembro, no IAA de Munique, na Alemanha. De acordo com as informações disponíveis, a companhia criada por BYD e Daimler (at... The post Denza na Europa só em 2026 first appeared on AutoSport.






