Resultados da Navigator Penalizados por Custos Energéticos e Queda nos Preços da Pasta
A The Navigator Company registou uma queda de 51% nos lucros nos primeiros nove meses de 2025, totalizando 118 milhões de euros, face aos 241,4 milhões do período homólogo. A empresa justifica o desempenho com um contexto internacional de abrandamento económico, instabilidade geopolítica e, em particular, com a pressão sobre os custos de energia e a correção acentuada dos preços da pasta de celulose na China. Em comunicado à CMVM, a papeleira informou que o volume de negócios atingiu 1.489 milhões de euros, uma descida de 5,1%, enquanto o EBITDA recuou 30,4%, para 300 milhões de euros. O terceiro trimestre foi “particularmente afetado pela pressão sobre os custos de energia, [...] com impactos indiretos nos custos de produtos químicos, logística e materiais de embalagem”. A escassez de madeira nacional levou mesmo à paragem temporária da unidade de Aveiro. Apesar do cenário adverso, a empresa destaca a resiliência da sua estratégia de diversificação. As vendas de papel de impressão (UWF) e de embalagem (packaging) cresceram 15% no terceiro trimestre face a 2024, e os segmentos de ‘tissue’ e ‘packaging’ já representam cerca de 30% do volume de negócios e do EBITDA. O negócio de ‘tissue’ cresceu 14% em volume, impulsionado pela integração da Navigator Tissue UK, enquanto o ‘packaging’ aumentou 7%. A empresa está a avançar com a reconversão da máquina PM3 em Setúbal, um investimento que a tornará no quarto maior produtor europeu de papéis de embalagem flexível. A operação de movimentação de dois reatores de oxigénio para esta unidade, realizada no Porto de Setúbal, confirma o avanço do projeto.



Artigos
9Ciência e Tecnologia
Ver mais
Hoje em dia já não é muito comum falar de pens USB, mas elas ainda existem, e de facto, estão cada vez mais pequenas. Dito tudo isto, esta nova aposta da SanDisk leva o conceito ao extremo. Ou seja, a marca lançou uma versão da Ultra Fit com conetor USB-C, tão compacta que praticamente desaparece […]

A ação judicial anunciada em abril pela associação Último Recurso vai dar entrada nos tribunais nos próximos dois meses. A incorporação de um parecer do Tribunal Internacional de Justiça na argumentação pretende garantir o sucesso da causa. A presidente desta ONG de litigância climática está na COP30 na Amazónia a fazer campanha pela reforma das Conferências do Clima das Nações Unidas.

Um novo projeto foca-se na proteína em pó Solein, que é produzida num processo que usa apenas micróbios, ar e eletricidade, sem precisar de solo fértil, luz ou água. Um dos desafios mais persistentes para o sucesso de missões de longa duração à Lua, Marte e mais além continua a ser o fornecimento de alimentos. O transporte de mantimentos da Terra funciona para os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), mas é insustentável para viagens no espaço profundo. Para resolver este problema, a Agência Espacial Europeia (ESA) apresentou o Projeto HOBI-WAN (“Bactérias Oxidantes de Hidrogénio em Ausência de

Durante os 12 dias da COP30, o Pavilhão de Portugal acolherá sete eventos diários sobre clima, oceanos, água e energia, e poderá também servir de apoio para as delegações lusófonas.







