Somando os veículos elétricos e os híbridos plug-in, a BYD vendeu 536 carros, entrando no Top 10 mensal nacional.

O sucesso da empresa chinesa não é um fenómeno isolado, refletindo um crescimento sustentado de 132,34% de janeiro a outubro.

Este desempenho é atribuído ao reforço da concorrência, especialmente das marcas chinesas, e a uma gama de produtos em expansão, que inclui modelos como o BYD SEALION 7, o BYD ATTO2 e o BYD DOLPHIN SURF.

A quebra da Tesla, por sua vez, está associada não só à pressão competitiva, mas também à flutuação de preços dos seus modelos.

A crescente rivalidade foi sublinhada por Carlos Tavares, ex-CEO da Stellantis, que afirmou que a Tesla foi “superado pela eficiência da BYD”.

A ascensão da BYD demonstra a crescente confiança dos consumidores portugueses em novas marcas e a sua capacidade de oferecer tecnologia e design competitivos, desafiando a hegemonia de fabricantes estabelecidos no mercado de veículos elétricos.