A política de dividendos também foi revista, tornando-se mais ambiciosa, com a promessa de um dividendo mínimo de 0,21 euros por ação. Em paralelo, a EDP Renováveis (EDPR) registou uma queda de 49% nos lucros, para 107 milhões de euros, mas o seu plano de negócios reforça o foco no mercado norte-americano, em energia solar e em baterias, com o objetivo de duplicar os lucros até 2028. A estratégia global do grupo EDP sinaliza uma abordagem de investimento mais disciplinada, com o objetivo de fortalecer o balanço e aumentar o retorno para os acionistas, mantendo o foco na transição energética.
EDP apresenta novo plano estratégico com foco na redução da dívida e aumento dos lucros
A EDP anunciou uma quebra de 12% nos lucros nos primeiros nove meses do ano, para 952 milhões de euros, mas revelou um novo plano estratégico para 2026-2028 que aponta para um reforço da solidez financeira e um crescimento dos resultados. A empresa prevê reduzir a sua dívida líquida para cerca de 15.000 milhões de euros até 2028, um valor inferior aos 17.000 milhões anteriormente projetados para 2026. Apesar da queda no resultado líquido, penalizado pela diminuição de mais-valias, o lucro líquido recorrente cresceu 5%, atingindo 974 milhões de euros, impulsionado pelo aumento da capacidade renovável e pelo bom desempenho das redes elétricas na Península Ibérica. O novo plano estratégico projeta que o lucro líquido atinja cerca de 1.300 milhões de euros em 2028, com o EBITDA a crescer para aproximadamente 5.200 milhões de euros. A empresa planeia investir 2,5 mil milhões de euros em Portugal até 2028, dos quais 1,7 mil milhões serão destinados às redes elétricas.



Artigos
9
A Cellularis Biomodels, empresa incubada no Parque Ciência e Inovação (PCI) de Aveiro, lançou uma nova tecnologia destinada a “colmatar a ausência de modelos tridimensionais (3D) fisiomiméticos capazes de reproduzir, de forma realista, a arquitetura e o microambiente dos tecidos humanos.” “Com base no conhecimento científico patenteado, a empresa cria modelos 3D avançados que integram […] O conteúdo Empresa incubada no PCI inovação na análise de tecidos humanos aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

A resposta a esta pergunta, como a todas as perguntas importantes do universo, é óbvia: 42. Em contraste, as universidades tradicionais estão tolhidas pela inércia.

A Escrita do Vale do Indo, a epiolmeca e o Linear A são alguns dos sistemas de escrita de civilizações antigas que nunca chegaram a ser compreendidos. Poderá a inteligência artificial ajudar a decifrar os códigos do passado? Imagine receber um código desconhecido, sem dicionário, gramática ou tradução. É precisamente este o desafio a que a arqueologia e a linguística se confrontam perante vários sistemas de escrita antigos que continuam a ser um mistério. Revelam civilizações avançadas cuja escrita conseguimos ver, mas não entender. A linguista Svenja Bonmann, da Universidade de Colónia, na Alemanha, é especialista em linguística histórico-comparativa. Tenta

Nesta semana que passou, analisámos o Huawei Watch D2, o portátil Ninkear S14, falámos do novo Xiaomi 17 Ultra, e muito mais. Temos vários Passatempos de Natal a decorrer, não perca! PASSATEMPOS DE NATAL...


