A política de dividendos também foi revista, tornando-se mais ambiciosa, com a promessa de um dividendo mínimo de 0,21 euros por ação. Em paralelo, a EDP Renováveis (EDPR) registou uma queda de 49% nos lucros, para 107 milhões de euros, mas o seu plano de negócios reforça o foco no mercado norte-americano, em energia solar e em baterias, com o objetivo de duplicar os lucros até 2028. A estratégia global do grupo EDP sinaliza uma abordagem de investimento mais disciplinada, com o objetivo de fortalecer o balanço e aumentar o retorno para os acionistas, mantendo o foco na transição energética.
EDP apresenta novo plano estratégico com foco na redução da dívida e aumento dos lucros
A EDP anunciou uma quebra de 12% nos lucros nos primeiros nove meses do ano, para 952 milhões de euros, mas revelou um novo plano estratégico para 2026-2028 que aponta para um reforço da solidez financeira e um crescimento dos resultados. A empresa prevê reduzir a sua dívida líquida para cerca de 15.000 milhões de euros até 2028, um valor inferior aos 17.000 milhões anteriormente projetados para 2026. Apesar da queda no resultado líquido, penalizado pela diminuição de mais-valias, o lucro líquido recorrente cresceu 5%, atingindo 974 milhões de euros, impulsionado pelo aumento da capacidade renovável e pelo bom desempenho das redes elétricas na Península Ibérica. O novo plano estratégico projeta que o lucro líquido atinja cerca de 1.300 milhões de euros em 2028, com o EBITDA a crescer para aproximadamente 5.200 milhões de euros. A empresa planeia investir 2,5 mil milhões de euros em Portugal até 2028, dos quais 1,7 mil milhões serão destinados às redes elétricas.



Artigos
9Ciência e Tecnologia
Ver mais
O material inovador, apresentado por quatro estudantes da instituição, promete reduzir até 80% das emissões associadas ao betão tradicional. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: FCT vence competição internacional com betão auto-reparador feito a partir de resíduos mineiros

A Denza, marca chinesa “premium” na “órbita” da BYD, adiou a entrada na Europa, programa que anunciou em junho e reconfirmou em setembro, no IAA de Munique, na Alemanha. De acordo com as informações disponíveis, a companhia criada por BYD e Daimler (at... The post Denza na Europa só em 2026 first appeared on AutoSport.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, anunciou hoje na inauguração da Web Summit que vai lançar o 17.º unicórnio (empresa avaliada em mais mil milhões de dólares) de Lisboa na quinta-feira.

A Toyota tem geração nova da Hilux, que é a nona desde a apresentação da “pick-up” original, em 1968. E as novidades são muitas! Na gama, além do 2.8 a gasóleo com sistema híbrido de 48 V, versão 100% elétrica alimentada por bateria que tem 59,2 kWh de capacidade, o que permite reivindicar até 240 km de autonomia (este número é provisório, uma vez que ainda não existe homologação WLTP). A Toyota não anunciou a potência de versão que dispõe de dois motores elétricos, um por eixo, fórmula que...






